Feriado em plena terça (03) é decretado garantindo uma bela folga na semana para cidade do litoral de São Paulo e Ricardo Nunes fica até sem chão com a notícia
Como sempre falamos por aqui, os feriados costumam ser datas memoráveis que remetem aos eventos históricos do país ou de uma determinada região. Porém, a grosso modo, o que o brasileiro mais gosta mesmo nisso tudo é a oportunidade de ter um respiro em meio a uma rotina cheia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Melhor ainda é quando essas datas caem durante a semana. Inclusive, logo no comecinho de setembro, muitos paulistas residentes de um dos lugares mais lindos do litoral norte poderá contar com um feriado decretado para a próxima terça (03).
A novidade é capaz de fazer Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, ficar sem chão. Afinal de contas, a data não irá valer para a capital, fazendo os paulistanos morrerem de inveja dos moradores da região contemplada. Aliás, por ser litoral e se a previsão ajudar, muitos ainda vão poder curtir um dia na praia!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ilhabela em festa
Segundo o portal Feriado. Net, dessa vez chegou a vez da cidade Ilhabela, que como o nome já diz, é uma das regiões mais belas do litoral paulista.
A cidade, que conta com cerca de 35 mil habitantes, irá celebrar seus 219 anos de emancipação Político-Administrativa. Em decorrência a essa data tão especial, a cidade já está em clima de festa!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, de acordo com o portal Tamoios News, a cidade já está organizando eventos que tiveram início no dia 22 de agosto e seguirão até o dia 29 de setembro. A programação inclui desde atividades culturais e esportivas até grandes shows musicais, proporcionando entretenimento para todas as idades:
- 30 de agosto: O Parque Novo Galera será o palco principal dos shows. Na sexta-feira, a banda local Pop Music abrirá a noite às 19h, seguida pelo cantor Fábio Júnior às 20h30. No sábado, 31 de agosto, Murão se apresentará às 19h, e Hungria animará o público às 20h30.
- 1º de setembro: O dia começa com o hasteamento da bandeira às 8h no Morro da Cruz, seguido por amistosos esportivos da seleção da ilha no PEII – Sul. À noite, a banda Mais Simpatia subirá ao palco às 19h, e Pixote encerrará a programação musical do dia às 20h30.
- 2 de setembro: O público poderá curtir a banda Manauê às 19h, e Nadson “O Ferinha” às 20h30.
- 3 de setembro: O dia oficial do aniversário de Ilhabela, a celebração começa cedo com o hasteamento da bandeira na Praça da Bandeira às 8h, seguido pelo tradicional desfile cívico, militar e estudantil na Rua Dr. Carvalho às 9h. À noite, Roney Alves se apresenta às 19h, e Michel Teló fecha a noite com um show às 20h30.
Vale lembrar que segundo o decreto 10.640/2024, está proibido durante os shows de aniversário, o consumo e a comercialização de bebidas em recipientes de vidro, especialmente garrafas e copos, bem como a entrada de pessoas com cooler e similares.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prefeito Toninho Colucci destaca a importância da data para a cidade: “O aniversário de Ilhabela é um momento de união e celebração para toda a nossa comunidade. Preparamos uma programação que reflete a diversidade e a riqueza cultural da nossa ilha, com eventos para todos os gostos e idades. Convido a todos para participarem e celebrarem juntos essa data tão especial”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paisagens mais tranquilas
Agora se a sua “pegada” seja mais curtir um visual ou até mesmo se conectar com a natureza em meio ao ar livre, você pode verificar tudo o que a cidade tem a oferecer de melhor através dos sites e blogs de turismo e analisar os melhores picos para se conhecer.
Inclusive, de acordo com o portal oficial da cidade, São mais de 40 praias ao redor da ilha principal, além de outros ilhotes que fazem parte do arquipélago. Ela conta com 83% de Mata Atlântica preservada, o Parque Estadual de Ilhabela tem atrações de ecoturismo para todos os perfis, de famílias com crianças aos mais aventureiros.
Mais de 20 cachoeiras e piscinas naturais, trilhas pela mata que levam a praias quase desertas ou quedas d’água, e uma rica flora e fauna para se apreciar.
Por falar em mar, os da região possuem muitas riquezas naturais. Não é a toa que Ilhabela é um dos lugares preferidos dos mergulhadores profissionais ou amadores.
De snorkel já é possível ver diversos animais marinhos como tartarugas e uma imensa variedade de peixes. Mergulhando de cilindro, dá pra desbravar naufrágios centenários na costa da ilha.
Na área gastronômica, com o perdão do trocadilho, Ilhabela é um prato cheio! Isso porque a cidade conta com variadas opções de restaurantes, quiosques e bares, daquele petisco à beira-mar com drinks especiais até pratos elaborados da alta gastronomia para serem saboreados com vista para o mar e para o melhor pôr do sol do litoral.
Qual a origem do nome Ilhabela?
De acordo com o Portal de Ilhabela, em 1805, a ilha de São Sebastião, que até então pertencia ao município de São Sebastião, foi elevada à condição de município pelo capitão-general Antônio José da Franca e Horta, quando recebeu o nome de Vila Bela da Princesa, em homenagem à filha mais velha do rei de Portugal, D. João VI.
Os grandes artífices da emancipação foram o capitão Julião de Moura Negrão, o alferes José Garcia Veiga e o senhor de engenho Carlos Gomes Moreira.
Em 1940, por determinação do governo federal, Vila Bela mudou de nome e passou a chamar-se Formosa, que deixou os habitantes inconformados e iniciaram um movimento popular para mudar o nome.
A partir de 1945, o município incorporou outras ilhas, passando então a chamar-se Ilhabela, evidenciando, em todos os nomes que recebeu, a beleza natural que domina a cidade.