precisa saber

Feriado agora toda semana: Jornada de trabalho reduzida para 4 dias e você precisa saber disso

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Imagem ilustrativa mostrando pessoas saindo do trabalho - Foto Reprodução Internet

Jornada de trabalho reduzida já é realidade em países e você precisa saber as vantagens e desvantagens da mudança

E nos últimos dias uma notícia tem repercutido bastante, ao ser discutido a possibilidade de uma jornada de trabalho reduzida para apenas quatro dias, e você precisa saber todos os detalhes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender, acontece que em muitos países a jornada reduzida já é uma realidade. Podemos citar como exemplo, Bélgica, que com a mudança, passou a sua jornada de trabalho para ser de 10 horas, distribuído para apenas quatro dias, ao invés de cinco.

A saber, também existe o modelo de trabalho “100-80-100”, ou seja, 100% do trabalho em 80% do tempo por 100% do salário, que é usado em países como Japão, Estados Unidos e na Nova Zelândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

País acaba de anunciar redução na jornada de trabalho – Foto Reprodução Internet

Mas com essas mudanças, muitos questionamentos surgem a respeito da redução da jornada semanal, que, na prática, basicamente daria um feriado toda semana aos trabalhadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as vantagens da jornada reduzida?

A verdade é que, segundo informações que foram divulgadas, nos países que já aderiram à jornada de trabalho reduzida, os trabalhadores estão se mostrando menos estressados. Além disso, também houve uma grande queda a incidência de burnout e outras doenças psíquicas causadas pelo exercício.

De acordo com a psicóloga Hannah Schade, do Instituto Leibniz Pesquisa sobre o Trabalho, da Universidade Técnica de Dortmund, os trabalhares também pediram menos licença médica, isto, pois, eles teriam tempo suficiente para se recuperar da jornada de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas essa mudança tem desvantagens? A resposta é sim. Uma das desvantagens é que essa jornada não é aplicável a todos os setores de trabalho.

Pessoa trabalhando em casa (Foto Reprodução/Internet)

“Vai ser um desafio para campos em que os serviços precisam ser prestados aqui e agora, em horários fixos, a clientes, a indivíduos que dependem de cuidados”, afirmou Bernd Fitzenberger, diretor do Instituto de Pesquisa de Mercado de Trabalho e Atividade Profissional.

Setores como transporte e segurança, talvez fossem prejudicados com uma jornada de trabalho reduzida. “Se aplicássemos uma norma rígida, afetando igualmente todos os ramos, isso poderia comprometer a competitividade”, justifica Fitzenberger.

Além disso, ele também afirma que, ter mais responsabilidades de entregar mais trabalho em menos tempo, pode gerar uma carga maior de estresse. E então fica o questionamento: você iria aderir a uma redução na sua jornada semanal de trabalho?

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile