Você precisa saber se está na lista dos brasileiros que tem direito a aposentadoria aos 55 anos de idade
Atualmente, existem no Brasil 23.034.648 aposentados. Desse total de aposentadorias, 11.238.991 são homens e 11.795.657 são mulheres, de acordo com informações do portal GOV.BR.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o governo federal, o sistema previdenciário é o maior de todos os programas sociais, concedendo cerca de 40 milhões de benefícios todo mês e injetando mais de R$ 70 bilhões na economia do país.
Diante de tudo isso, uma nova lei da aposentadoria acaba de ser confirmada, mudando a idade mínima para lista de trabalhadores que, com 55 anos, já podem festejar essa grande novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em síntese, existe um tipo de aposentadoria que se chama aposentadoria especial. Assim, é um dos benefícios previdenciários oferecidos pelo INSS, voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
Tal modalidade faz com que o trabalhador tenha direito ao benefício aos 55 anos, desde que cumpra os requisitos exigidos. Dessa forma, a legislação prevê que, em função dessas condições, o tempo de contribuição necessário para esses trabalhadores seja reduzido, possibilitando que a aposentadoria seja concedida de forma antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode receber aposentadoria especial?
De acordo com informações do portal FDR, a nova lei da aposentadoria especial beneficia uma ampla gama de profissionais, incluindo:
- Trabalhadores da indústria: metalúrgicos, mineradores, trabalhadores da construção civil e aqueles expostos a amianto são alguns exemplos;
- Profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório e outros que trabalham em contato com agentes patogênicos;
- Servidores públicos: aqueles que exercem atividades em condições insalubres, como bombeiros, policiais e agentes penitenciários.
Como solicitar a aposentadoria especial?
Para solicitar a aposentadoria, você deve reunir os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, você pode entrar em contato com o INSS através do site ou aplicativo ‘Meu INSS‘ para realizar a sua solicitação de aposentadoria.
Para concluir, além da aposentadoria especial, o INSS oferece outras modalidades de aposentadoria, como:
- Por idade: para quem atinge a idade mínima exigida e tem o tempo de contribuição necessário;
- Por tempo de contribuição: para quem contribui por um determinado período, independente da idade;
- Por invalidez: para trabalhadores que se tornam incapacitados para o trabalho.
O que você viu?
- O benefício voltado para profissionais que atuam em atividades consideradas de risco à saúde ou à integridade física.
- Para solicitar basta os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria que você está solicitando.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS DO INSS.