Fez História #2: Você acha que a “Casa dos Artistas” deveria ter uma nova edição?

fezhistoria
O início do século XXI na televisão brasileira foi marcado pela estreia do programa “Casa dos Artistas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Que telespectador não tem curiosidade de saber como vive um famoso? Esse foi um dos fatores que fizeram que o reality show do SBT, fizesse sucesso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O “Fez História” de hoje vai relembrar o grande sucesso de Silvio Santos.

“Pela primeira vez no Brasil, vocês vão saber tudo sobre os artistas” disse Silvio Santos no dia 28 de outubro de 2001.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UEcCuG_DfKw[/youtube]

Os participantes

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A primeira edição da atração trouxe como vencedora a atriz Bárbara Paz.  O  cantor Supla ficou em segundo lugar e a atriz e modelo Maria Alexandre em terceiro.

Alessandra Scatena, Marco Mastronelli, Núbia Ólive, Nana Gouvêa, Taiguara Nazareth, Mateus Carrieri, Alexandre Frota e Patrícia Coelho participaram da primeira temporada, mas foram eliminados. O cantor Leandro Lehart desistiu do reality na segunda semana.

A audiência

A final do programa “Casa dos Artistas” rendeu audiência recorde ao SBT. De acordo com dados do Ibope divulgados no jornal Folha de S. Paulo, a atração comandada por Silvio Santos teve média de 47 pontos, contra apenas 18 da Globo. O pico foi de 55 pontos, enquanto a emissora carioca chegou a registrar 15 pontos durante a exibição do reality show.

Estratégia da Globo

Para tentar amenizar a derrota, a Globo tratou de inserir no “Fantástico”, principal concorrente da Casa, o lançamento de um clipe do CD  de Roberto Carlos e outro de Sandy e Júnior.

Ainda de acordo com os dados publicados na Folha, a emissora carioca não sofria um golpe tão duro desde a década de 70. A partir de sua estreia, no dia 28 de outubro, a Casa dos Artistas vinha derrotando sucessivamente o “Fantástico”, que dominava a audiência dos domingos há 30 anos. De segunda a sexta, porém, a Globo manteve-se na liderança com a bem-sucedida novela “O Clone”.

SBT x Globo: Disputa jurídica

A Globo tentou frear o SBT com processos, justificando que Sílvio Santos havia plagiado o programa holandês Big Brother – o direito do programa foi comprado pela emissora carioca. Assim, a “Casa dos Artistas” chegou a ficar dois dias fora do ar.

Tendo em vista, porém, que a batalha jurídica só aumentava a popularidade da audaciosa atração de Sílvio Santos, a Globo preferiu adiantar a produção de seu Big Brother Brasil, que iria ao ar somente em abril de 2002, para janeiro.

Outras edições

Além da primeira edição, o SBT produziu mais três temporadas. Sendo que nas últimas duas temporadas, houve uma mudança de formato.

A terceira edição A edição trouxe uma mudança de formato: cada participante trazia um fã para competir no programa. Já a quarta edição, a “Casa dos  Artistas” virou uma escola de dramaturgia. O objetivo inicial do programa mudou:  a emissora queria encontrar um protagonista para uma telenovela.

Atualmente

Foto de: Julio Fante

O cenário da “Casa dos Artistas” foi desmontado para a criação dos estúdios do “Festival Sertanejo”, que estreia em junho no SBT.

Interatividade

 


Você acha que a “Casa dos Artistas” deveria ter uma nova edição?

Algumas informações foram pegas do portal Terra, que na época, fez a cobertura completa da primeira temporada da atração.

 

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile