Fez História: “Programa Livre”
27/07/2014 às 19h03
O início
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há quase 23 anos estreava um programa no SBT que é lembrado até hoje. Trata-se do “Programa Livre” apresentado por Serginho Groisman nos finais de tarde. A estreia ocorreu em 19 de agosto de 1991, sendo um dos 10 presentes da emissora para comemorar os 10 anos de inauguração.
O Programa
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tinha uma plateia composta por jovens, quase sempre estudantes. Além disso, no palco eram realizadas entrevistas com os políticos, especialistas em questões ligadas aos jovens, personalidades internacionais e ainda contava com shows, quadros humorísticos e gincanas.
A atração teve muitos quadros famosos, como o “Beijo, Abraço ou Aperto de Mão”. Nesse momento, alguns casais escolhidos conversavam durante o programa todo. No fim, deveriam escolher entre uma das 3 opções apresentadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um quadro que também deu muitos frutos foi o de imitações. As pessoas imitavam atores, atrizes e outras celebridades e causavam muitas gargalhadas no público.
Entre os grandes nomes internacionais que passaram por lá, estão Sandra Bullock, Chris O´Donnell, Christopher Lambert, Thalía, Shakira, Rick Martin, Bon Jovi, Kiss, Jamiroquai, Magic Johnson, entre outros. Também foram grandes convidados nacionais, como Bussunda, Dráuzio Varella, Regina Duarte, Mamonas Assassinas, Roberta Close e Regina Casé.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Outros momentos inesquecível foi quando o programa foi gravado direto do presídio Carandiru. Nesse dia, os presos foram a platéia e também os entrevistados do programa, que contou com um debate marcante entre eles.
Em agosto de 2011, o “Festival 30 anos SBT” selecionou alguns dos melhores momentos do “Programa Livre”. Reveja no vídeo abaixo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=asSU4Q1sgdg[/youtube]
Reformulação
Em 1999, Serginho deixou o SBT e foi para a Rede Globo para uma atração semelhante: o “Altas Horas”. Com isso, o programa passou a ser comando cada dia por um apresentador diferente: Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita.
Nessa época, saíram os políticos, a formalidade, a MPB e o rock, que deram vez ao pagode, ao axé, à Tiazinha. Essa mudança radical alavancou a audiência. Os índices habituais passaram dos 5 pontos para 7 pontos.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Vildomar Batista, diretor da atração, falou sobre as mudanças: “Com o Serginho, sempre perdíamos para o “Note & Anote”, da Record. Agora, não. Agregamos um novo público: as donas de casa estão gostando de ver o “Programa Livre”. Recebemos cartas dizendo que antes o programa era chato e atualmente está mais interessante”.
No entanto, a reformulação não agradou à todos. Muitos jovens daquela época disseram que perderam a voz no programa, por ter se tornado popular demais em busca de manter a audiência.
O fim
A partir do início de 2000, o programa passou a ser comandado pela apresentadora e atriz Babi Xavier, sendo exibido meia-noite e meia. Ainda com Babi, em setembro de 2001, o programa chegou a ser transferido para os sábados à tarde, no Sábado Bom, permanecendo até dezembro do mesmo ano, quando saiu definitivamente do ar.
Tentativa de volta
Em Janeiro de 2012, chegou a ser noticiado que Alexandre Frota, na época diretor de novos projetos do SBT, iria trazer de volta o “Programa Livre”, André Vasco com um dos cotados para ser o apresentador. Porém a volta não aconteceu e o André Vasco foi para a Band em 2013.
Você gostaria que o “Programa Livre” voltasse a ser produzido? Deixe o seu comentário.
Autor(a):
Hudson William
Por dentro dos assuntos sobre televisão desde 2008. A partir de 2012, passou a colaborar para o TV Foco com responsabilidade e credibilidade aos leitores.