Fez História: William Bonner desaba e para o Brasil com choro em bancada do Jornal Nacional
29/10/2019 às 20h27
William Bonner ficou extremamente emocionado na edição do Jornal Nacional que noticiou a morte do fundador das Organizações Globo, Roberto Marinho
Poucas vezes o jornalista vai às lágrimas ao se comover e até se envolver com a história contada no noticiário. Geralmente esse tipo de profissional é preparado apenas para dar a notícia, por mais dura e triste que seja. Mas como somos todos seres humanos, algumas vezes esse controle foge do poder da gente. E foi justamente o que aconteceu com o apresentador da Globo, William Bonner no dia 7 de agosto de 2003.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Fez História dessa semana relembra o dia que o apresentador do programa de maior audiência do Brasil, o Jornal Nacional, foi ás lagrimas e quase não conseguiu passar a notícia. Naquele 7 de agosto de 2003, William Bonner teve que dar uma das notícias mais difíceis de sua vida, a morte do fundador da Globo, o jornalista, Roberto Marinho.
A edição histórica do Jornal Nacional, começou aquele dia com a seguinte manchete: “Sete de agosto de 2003. Sepultado, no Rio de Janeiro, o jornalista Roberto Marinho. O Jornal Nacional mostra como o Brasil se despediu do criador das Organizações Globo.” Nesse dia o programa foi apresentado por William Bonner e Renato Machado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fátima Bernardes teve um stress emocional que acabou acarretando sua voz, comprometendo sua participação na bancada do Jornal Nacional, a jornalista chegou a tomar uma injeção, mas os médicos recomendaram repouso e então ela ficou afastada da edição especial do programa sendo substituída por Renato Machado.
O Jornal Nacional preparou uma edição especial praticamente dedicada à Roberto Marinho, William Bonner e Renato Machado contaram passagens importantes na vida do jornalista, como a fundação do jornal O Globo até a inauguração do antigo Projac, atual Estúdios Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, William Bonner gravou um texto escrito pelos filhos de Roberto Marinho, as falas acompanhariam uma série de imagens. Por problemas técnicos o VT não foi ao ar e coube a Bonner ler a carta olhando diretamente para a câmera. Na penúltima frase, já com a voz embargada o editor-chefe do Jornal Nacional parou por alguns segundos, extremamente emocionado, avisou a produção, “eu vou concluir” e seguiu até o fim.
“Quando chegou a hora, eu fui lendo, lendo, lendo, muito lento, porque sou chorão, eu sei, e me emociono com muita facilidade. Na gravação já havia interrompido a leitura diversas vezes, imagina ao vivo? Então, quando apareceu no teleprompter a última frase, pensei: ‘Consegui’, e no exato momento em que pensei isso, veio uma vontade incontrolável de chorar. Parei. Respirei, respirei e pensei: ‘Meu Deus, não posso passar por isso agora. Tenho que terminar a carta.’ Voltei a ler. De novo, travei. Pensei: ‘E agora?’ Estava um silêncio, e pensei no diretor de TV. Um diretor de TV nessa situação, o que ele faz? Ponha-se no lugar dele. Estava tudo parado, ele não sabia o que fazer, coitado. Foi quando disse em voz alta: ‘Eu vou concluir…’ Não estava dizendo isso para mim mesmo, como alguns poetas acharam que eu estava fazendo. Não. Também não disse para o público, ele não precisava saber disso. Eu disse ‘vou concluir’ para o diretor de TV, que devia estar desesperado! Nessa hora, ele deve ter dito: ‘Graças a Deus, conclua!’”, contou William Bonner no site Memória Globo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banho após abraçar estrela da Globo e palavra proibida: 5 segredos guardados a 7 chaves de Roberto Carlos
● Carta psicografada de Rita Lee divulgada em canal traz recado de arrepiar da cantora após morte
● Tralli revela o que nunca disse antes sobre casamento com Ticiane e assume tudo publicamente: “Eu sou”
Por fim o Jornal Nacional encerrou sem sua tradicional vinheta e com toda redação ocupada por funcionários em silêncio, ao fundo imagens de Roberto Marinho trabalhando em seu jornal.
Autor(a):
Mozuka Braga
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.