Marca de arroz foi tirada das prateleiras pela Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Vale lembrar que a fiscalização pode ser feita em vários ambientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sempre que algo de errado é encontrado, a Anvisa tem autoridade para aplicar uma série de restrições para a marca e até mesmo pode proibir o uso do produto, pedindo que o mesmo seja impedido de ser comercializado. Nesse sentido, podemos citar como exemplo o que aconteceu com uma marca de arroz.
Em janeiro de 2017, conforme uma matéria do G1, a Anvisa proibiu a venda e distribuição de um lote de arroz da marca Favorito por conter “excrementos de roedor, pelos de roedor inteiros e fragmentados, fragmentos de insetos e larvas de insetos inteiras”. Na época, a decisão surpreendeu muitas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, o Centro de Laboratório Regional – Instituto Adolfo Lutz Campinas III detectou as substâncias em amostras do arroz longo fino tipo 1, do lote 00204, válido até 25 de fevereiro de 2017. Na época, a Anvisa teve que intervir e pediu que a empresa fizesse o recolhimento dos estoques.
Cabe ressaltar ainda que somente esse lote específico da empresa de arroz teve sua venda proibida, enquanto outros produtos da mesma marca continuaram sendo comercializados nos estabelecimentos comerciais, sem mostrar qualquer ameaça à saúde. Assim, a marca segue a todo vapor no mercado.
A Vigilância Sanitária pode atuar em quais locais?
- Locais de produção, transporte e comercialização de alimentos;
- Locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde;
- Locais de serviços de saúde;
- Meio ambiente;
- Ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador;
- Pós-comercialização;
- Projetos de arquitetura;
- Locais públicos;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE