Saiba mais sobre a proibição da Anvisa contra marca de sal e açucar
Na manhã desta segunda-feira (25), o TV Foco relembra detalhes, traz mais informações e curiosidades sobre o dia em que marca de sal e açúcar foram arrancadas das prateleiras dos mercados por conta de uma proibição da Anvisa.
Para quem não sabe, no dia 22 de outubro de 2014, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque em testes encontraram fezes e pelo de rato acima do limite de tolerância estabelecido. Vale destacar que a medida foi publicada por meio de resolução no ‘Diário Oficial’ da União, e divulgado pelo site G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, ficou proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Vale destacar que segundo informações da própria Anvisa, essas matérias estranhas, que no caso são fezes e pelo de rato, indicam risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além da marca de açúcar, a Anvisa também proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso, assim como o recolhimento do lote n° 22992 do produto Sal Refinado Iodado, marca Carrefour da empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio – Norsal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso aconteceu no dia 5 de julho de 2023 e a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado insatisfatório para o teor de íodo, estando abaixo do limite estabelecido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO ESTÃO AS EMPRESAS HOJE EM DIA?
Segundo informações divulgadas pelo site Empresas do Brasil, a empresa da marca de açúcar, Nevada, continua ativa e funcionando normalmente, mas não tem informações sobre a produção do açúcar no site.
Já a marca de Sal do Carrefour, hoje em dia, já está sendo vendida normalmente e foi apenas aquele lote em que tinha dado problema.