Anvisa proíbe e retira as marcas do mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o principal órgão de proteção à saúde do consumidor no que diz respeito a qualidade dos produtos vendidos no país. Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a proibição da autarquia contra uma marca de sal e açúcar devido a contaminação com fezes e pelo de rato.
Por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial da União, e informações divulgadas pelo portal ‘G1’, do Grupo Globo, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada. A motivação se deu devido a testes que foram feitos e encontraram fezes e pelo de rato “acima do limite de tolerância estabelecido”, indicando riscos a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso que se deu no dia 22 de outubro de 2014, redeu a proibição, com a suspensão da distribuição, venda, e consumo do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Assim, vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
Qual marca de sal foi proibida?
Além da marca de açúcar, a Anvisa também proibiu uma marca de Sal, suspendendo a distribuição, comercialização, fabricação e uso. Assim como determinando o recolhimento do lote n° 22992 do produto Sal Refinado Iodado, marca Carrefour da empresa Norte Salineira S/A Indústria e Comércio – Norsal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso ocorreu no dia 5 de julho de 2023 e a medida foi motivada considerando o Laudo de Análise. Esse que foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado insatisfatório para o teor de iodo, estando abaixo do limite estabelecido.
Vala destacar que as proibições e retiradas do mercado dizem respeito somente aos lotes que foram citados. Dessa forma, as marcas, que respeitaram o decreto da Anvisa, seguem ativas e em plano funcionamento no mercado. Sendo assim tendo seus produtos fabricados dentro das regras estabelecidas visando a segurança do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE