“Fezes humanas”: Marca de água é desmascarada pela Vigilância Sanitária por nojeira e está PROIBIDA hoje (15)

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Garrafas de água / Vigilância Sanitária - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ação da Vigilância contra famosa marca de água por nojeira

A Vigilância sanitária é a parcela do poder de polícia do Estado destinada à proteção e promoção da saúde, que tem como principal finalidade impedir que a saúde da população seja exposta a riscos.

Assim, uma marca de água famosa acabou sendo desmascarada pela Vigilância Sanitária por uma verdadeira nojeira, está proibida e vocês irão saber de todos os detalhes nesta quarta-feira (15). As informações são do portal Folha Max.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme foi divulgado pela fonte, o Governo do MT, através de um despacho do secretário Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), determinou a suspensão do contrato da empresa Finíssima para fornecimento de água mineral para a administração estadual.

A saber, a medida ocorreu em abril deste ano de 2024 após a Coordenadoria de Vigilância Sanitária do Estado, ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), suspender a comercialização e do consumo da água mineral envasada Finissima em todo o território de Mato Grosso.

Com a determinação, a empresa ficou proibida de disputar licitações no Estado pelo período de três meses. A decisão foi determinada após resultados insatisfatórios das análises laboratoriais conduzidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), que evidenciaram a presença de coliformes totais e Escherichia coli nas amostras dos lotes 475 e 479 do produto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, é importante enfatizar ainda que, em conformidade com os procedimentos da Vigilância Sanitária, também foi realizada uma inspeção nas instalações da empresa, motivada por denúncia recebida via e-mail.

“Ante ao exposto, diante de tudo que foi arguido nos autos, determino a suspensão cautelar da Ata de Registro de Preços pactuada com a empresa Finíssima Distribuidora de Água Ltda-ME-, no âmbito do Poder Executivo Estadual, devendo ser informado os órgãos aderentes à Ata para que possam proceder à suspensão de seus respectivos contratos”, diz o despacho publicado no Diário Oficial do Estado.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda foi enfatizado que as investigações contra a mineradora iniciaram no mês de abril de 2024, quando, na ocasião, os policiais civis da Delegacia do Consumidor e fiscais do Procon Estadual de Mato Grosso e da Vigilância Sanitária Estadual estiveram em uma distribuidora em Várzea Grande e na mineradora localizada no Município de Santo Antônio do Leverger coletando amostras da água mineral envasada pela empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vigilância suspende comercialização de água mineral Finíssima em Mato Grosso – Foto Internet

Assim, destacamos ainda que, além da suspensão do contrato, o secretário da Seplag determinou ainda uma sanção, proibindo a Finíssima de participar de licitações feitas pelo Governo do Estado, como foi dito acima.

“Acolho pelos seus próprios fundamentos o Despacho de fls. 18/25 e decido que seja imposta cautelarmente a sanção do impedimento de licitar e contratar com a empresa Finíssima Distribuidora de Água Ltda-ME, pelo prazo de três meses, com efeito sobre todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional, com o respectivo registro da sanção no Cadastro de Fornecedores Sancionados e no Cadastro Estadual de Empresas Inidôneas e Suspensas, devendo-se proceder a abertura de processo administrativo para dar sequência à apuração dos fatos apontados”, completou.

Vigilância suspende comercialização de água mineral Finíssima em Mato Grosso – Foto Internet

De acordo com informações do portal VG Notícias, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu uma Nota Técnica urgente sobre um sério risco sanitário relacionado à Água Mineral Envasada Finíssima.

“Esses microrganismos, quando presentes em quantidades elevadas, indicam a contaminação da água por fezes humanas ou de animais, o que pode representar riscos à saúde”. A empresa responsável foi instruída a realizar ações corretivas imediatas para identificar e corrigir as falhas no processo de produção que resultaram na contaminação.

O espaço no TVFOCO segue aberto para possíveis posicionamentos da empresa.

Qual a diferença da Anvisa para Vigilância Sanitária?

A Visa é a Vigilância Sanitária e, diferente da Anvisa que é um órgão nacional, a Visa é regional e vinculado às secretarias estaduais/municipais de saúde.

Sua principal função é promover a proteção da saúde da população.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile