QUE HORROR!

Fezes de rato e 500kg de carne no lixo: Vigilância Sanitária interdita açougue em supermercado popular

05/12/2024 às 11h17

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Vigilância Sanitária interdita açougue em rede de supermercado popular após irregularidades (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/VISA)

A Vigilância Sanitária desempenha um papel crucial na garantia da segurança alimentar e no controle da qualidade dos alimentos consumidos pela população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suas ações, muitas vezes realizadas em conjunto com outros órgãos, têm como objetivo proteger a saúde pública, prevenindo doenças e irregularidades no setor alimentício.

Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/VISA)

Falando nisso, no dia 20 de setembro, uma operação conjunta da Coordenadoria Regional do Procon Estadual, da Vigilância Sanitária Estadual e da Polícia Militar resultou na apreensão e descarte de mais de 500 kg de carnes impróprias para o consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato atingiu os açougues de três unidades da rede Lucas Supermercados, rede de supermercado popular localizada na cidade de Prata, no Triângulo Mineiro.

500 kg de carnes impróprias para o consumo foram apreendidas pela Vigilância Sanitária (Foto Reprodução/G1)

A partir de informações divulgadas pelo portal G1, a equipe do TV Foco, especializada em fiscalização e serviços, traz mais detalhes sobre o ocorrido e as devidas manifestações da empresa atingida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Denúncia e fiscalização.

A ação foi motivada por uma denúncia recebida pela Promotoria de Justiça de Prata, apontando irregularidades como:

  • Manipulação e venda de carnes deterioradas e vencidas nos supermercados;
  • Produtos com etiquetas adulteradas.
  • Carnes fora do prazo de validade e em estado de deterioração.
  • Itens acondicionados de forma inadequada.

Além das carnes, outros alimentos, com prazo de validade vencido ou sem as informações obrigatórias, foram identificados e jogados fora.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os locais também apresentavam condições higiênico-sanitárias precárias, incluindo:

  • Presença de sujidades;
  • Fungos;
  • Fezes e veneno de rato próximos aos alimentos.

Devido à gravidade das infrações, uma das unidades acabou interditada pela Vigilância Sanitária.

Prisão e investigação.

A polícia prendeu em flagrante um homem de 24 anos, responsável pelos supermercados, por crimes contra a saúde pública.

“Ter em depósito, expor à venda ou entregar matéria-prima ou mercadoria impróprias para consumo”

As investigações criminais continuaram sob responsabilidade da Polícia Civil, enquanto o Ministério Público conduziu os procedimentos administrativos.

Nota do supermercado.

De acordo com o G1, em nota oficial, o Lucas Supermercados afirmou que está colaborando com as autoridades e repudiou qualquer conduta que coloque em risco a segurança alimentar.

Veja abaixo na íntegra a nota:

“O Supermercado Lucas, em respeito aos seus clientes e a toda a comunidade, vem por meio desta nota esclarecer sobre as informações divulgadas pela imprensa.”

Em vistoria realizada pela Vigilância Sanitária e Procon, ocorrida nos dias 17 e 18 de setembro em nossas lojas de Prata-MG, houve a imputação de produtos impróprios para o consumo, ocasionando a interdição de uma das nossas unidades.

Estamos trabalhando para nos inteirarmos da veracidade dos fatos.

E informamos que estamos colaborando com os órgãos competentes e não compactuamos com nenhuma conduta ilícita, assim como repudiamos qualquer ato que viole a segurança alimentar.

Seguimos empenhados no atendimento às normas vigentes.

Por fim, reiteramos o nosso compromisso com os nossos clientes. Somos uma empresa com mais de 20 lojas em Minas Gerais e Goiás e mais de 1.400 colaboradores. Ao longo dos 32 anos de história, sempre trabalhamos para garantir o padrão de qualidade dos produtos que comercializamos, e acima de tudo, o bem-estar e satisfação dos nossos clientes.

Nos colocamos sempre à disposição para mais esclarecimentos.”

Qual a situação atual e a importância da Rede Lucas Supermercados?

Vale destacar que a intervenção da Vigilância Sanitária atingiu somente as unidades mencionadas. Além disso, há mais de 30 anos a rede oferece uma experiência de compra agradável, com produtos e serviços de qualidade, preços justos e atendimento acolhedor.

Ao procurarmos a situação atual das unidades atingidas, não as encontramos em fontes oficiais. No entanto, buscas no Google indicam que elas estão funcionando normalmente, conforme podem ver na imagem abaixo:

Unidades da Lucas Supermercado estão sendo apontadas com expediente regular (Foto Reprodução/Google)

O que leva a crer que a rede de fato tomou as devidas providências.

Considerações finais:

  • Em suma, uma operação conjunta de fiscalização em Prata, Minas Gerais, resultou na apreensão de mais de 500 kg de carnes impróprias para consumo em três unidades da rede de supermercados Lucas.
  • A ação identificou carnes deterioradas e vencidas e condições precárias de higiene nos estabelecimentos.
  • No entanto, tudo indica que a situação foi regularizada.

Mas, se quiser saber sobre outras intervenções da Vigilância Sanitária, clique aqui.

Thumbnail Video Youtube

Açougue
Carne no lixo
fezes de rato
interdição
Meia tonelada de carne podre
supermercado
Vigilância Sanitária

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.