Entenda como funciona transferência e saque de aniversário do seu FGTS
O valor guardado do FGTS é uma grande salvação na vida de muita gente. Agora, no fim do ano, vários dos brasileiros utilizam o montante para juntar com o 13º salário e conseguir colocar os planos em prática.
Esse dinheiro nada mais é do que uma ‘poupança’ criada pela empresa ao trabalhador, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa. Quanto mais tempo de trabalho, maior a quantia depositada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, de acordo com a lei, é possível retirar até 50% do saldo do FGTS no saque de aniversário. Isso pode ser feito por três meses, a partir do primeiro dia do mês em que o cidadão em questão esteja completando mais um ano de vida.
Já segundo a Caixa Econômica Federal, é possível antecipar até 5 períodos e adiantar a realização dos seus planos. Isso é feito pelo celular ou computador, sem a necessidade de comparecer a uma das agências do banco, caso já faça uso do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa antecipação, na verdade, funciona como um empréstimo ao trabalhador que fez o pedido. O valor mínimo do é de R$ 500 e a quantia de cada saque a ser antecipado deve ser igual ou maior que R$200. Para saber se está liberado, basta fazer a simulação online.
Como saber quanto tem de FGTS?
Segundo a Caixa Econômica Federal, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro para ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE