FGTS confirma nova liberação para milhares de trabalhadores do regime CLT em agosto após lucro recorde do fundo
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador CLT demitido sem justa causa, além de contar com uma série de benefícios. Nesta quarta-feira, 24, uma notícia vitoriosa chegará a milhares devido a um saque salvador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o fundo registrou um lucro recorde de R$ 23,4 bilhões no ano passado e parte do dinheiro será liberado para os trabalhadores, como acontece todos os anos e pode trazer um alívio ao CLTs.
De acordo com informações do G1, a correção do fundo por, no mínimo, a inflação já vale para a distribuição do lucro bilionário do FGTS em agosto. O formato será definido daqui a 3 semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na última terça-feira, 16, o Conselho Curador do fundo aprovou as contas de 2023. Mas, apenas no dia 6 de agosto que o conselho irá decidir o percentual de lucro a ser distribuído aos trabalhadores.
O Ministério do Trabalho já confirmou que a divisão do lucro acontecerá até o dia 31 de agosto. Os valores deverão ser altos, uma vez que o lucro foi o maior da história do fundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No ano passado, na avaliação das contas de 2022, o conselho distribuiu 99% dos rendimentos – em um total de R$ 12,7 bilhões.
O FGTS é corrigido pela Taxa Referencial (TR) mais 3%. A TR é usada como referência para algumas aplicações financeiras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando ainda somar a distribuição dos resultados, a correção será superior aos 4,62% do IPCA. Mas ainda não se tem o valor da remuneração auferida pelas contas com distribuição de resultados”, disse o Ministério do Trabalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Porém, os trabalhadores que iniciaram o serviço em 2024 não recebem a distribuição dos lucros do FGTS. Quanto maior o saldo, maior o lucro recebido.
Desse modo, o depósito será proporcional ao montante que o trabalhador tinha até o último dia do ano passado no fundo. A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar a parcela dos lucros, segundo o UOL.
Por fim, o trabalhador CLT pode verificar o saldo do FGTS por meio do aplicativo FGTS ou em alguma agência da Caixa.
Quem tem direito ao pagamento do FGTS?
Como havíamos mencionado, o FGTS foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa através de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Mas, afinal, quem possuí direito?
De acordo com informações da Caixa, todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), possuí direito ao fundo.
Além disso, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.