Aprenda a consultar o seu saldo, transferir o seu dinheiro e conferir o seu extrato com esse guia completo do FGTS
O Fundo de Garantia do Trabalhador por Tempo de Serviço, o famoso FGTS, foi criado, em 1966, na Ditadura Militar, para garantir ao trabalhador demitido sem justa causa uma segurança financeira. O fundo surgiu como uma alternativa para a estabilidade decenal prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), regra extinta em 1988.
Já em 31 de março de 2016 ocorreu o lançamento do APP FGTS, em reunião do Conselho Curador do FGTS – CCFGTS na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília. Em suma, o aplicativo FGTS é uma ferramenta para o trabalhador acompanhar lançamentos em seu extrato do Fundo, garantindo sua governança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o FGTS serve aos trabalhadores brasileiros como uma espécie de poupança compulsória na Caixa, acumulando valores que podem ser usados em determinadas situações. Na prática, cada empregador deve depositar 8% do salário mensal do funcionário em uma conta específica, além de considerar abonos, comissões, adicionais, e outros rendimentos.
Quem tem direito ao Saque FGTS?
No que diz respeito aos trabalhadores que tem direito ao saque, de acordo com informações do portal da Caixa, a funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas na Lei e que possuam valor liberado para saque, inclusive os aposentados, a partir de janeiro de 2020.
Assim, para sacar o lucro do FGTS, você deve se enquadrar em uma das condições de saque permitidos, como demissão sem justa causa, aposentadoria, aquisição de imóvel, entre outras. O lucro do FGTS é somado ao saldo existente na conta, podendo ser sacado junto com o saldo principal nas condições previstas na lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os requisitos para sacar o FGTS?
Confira, abaixo, as condições e documentos necessários para cada motivo de saque do FGTS
- Demissão sem justa causa.
- Termo do contrato por prazo determinado.
- Rescisão por acordo entre trabalhador e empregador.
- Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato.
Todo trabalhador pode sacar parte do seu FGTS ou até o valor total mesmo trabalhando, dependendo da situação. O que acontece é que a modalidade mais conhecida de retirada desse fundo é o saque-rescisão, que só pode ser feito quando o funcionário é demitido sem justa causa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Liberação de R$142B e saque disponível a CLTs: 2 viradas do FGTS são confirmadas para 2025
PIX na sua conta agora
Existem muitas formas acessar o saldo do FGTS, uma delas é pelo aplicativo FGTS, disponível para sistemas Android e iOS. Através do app, o trabalhador consegue acessar facilmente todas as informações sobre os depósitos e extratos de maneira segura e rápida. A seguir, confira o passo a passo sobre como fazer o cadastro no app:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Crie uma senha numérica para acessar o sistema.
- Baixe o aplicativo na Play Store ou App Store.
- Informe os seguintes dados:
- CPF
- Nome completo
- Número de celular
- Data de nascimento
- CEP
- E-mail.
Como transferir o FGTS para a sua conta bancária?
Para quem não sabe, o saque digital é um serviço para você sacar seu FGTS com mais conforto, agilidade, segurança e comodidade.
Para isso, basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir a uma Agência CAIXA.
De acordo com o portal da Caixa, ao acessar o App FGTS, você poderá consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta na CAIXA ou em qualquer instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis.
Além do aplicativo, você também pode realizar o procedimento pelo site da Caixa:
Passos para Consultar Pelo Site
- Acesse o site oficial da Caixa: www.caixa.gov.br.
- No menu, clique em “Benefícios e Programas” ou “Serviços ao Cidadão”.
- Selecione a opção “FGTS” e, em seguida, clique em “Extrato do FGTS”.
- Informe seu número do PIS e CPF.
- Insira a sua senha de acesso.
- No menu de opções, clique em “Extrato Completo”.
Consulte o extrato do seu FGTS sempre que quiser
Para você conferir o extrato do seu FGTS sempre que achar necessário também é muito simples e fácil.
Para isso, baixe o aplicativo FGTS e acesse sua conta com seus dados pessoais ou crie uma conta, se for o primeiro acesso; Na tela inicial após o acesso, clique em “Meu FGTS ” O nome da empresa atual aparecerá, além de outros detalhes. Basta clicar em “ Ver extrato ” para conferir o documento completo.
Acompanhe o seu saldo do FGTS sem sair de casa
É muito importante deixar claro que, acompanhar o seu FGTS é uma maneira de garantir que os depósitos estão sendo feitos corretamente. É comum que trabalhadores não acompanhem esses dados com frequência, mas fazer isso regularmente pode evitar surpresas, como a falta de depósitos ou valores incorretos.
Além disso, acompanhar o extrato pode ser útil para planejar saques em situações específicas, como na compra de um imóvel.
Considerações finais
O FGTS sem dúvidas é um dos mais importantes direito do trabalhador brasileiro. Com o fundo, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.
Dessa forma, não podemos deixar de ressaltar que o FGTS tem como finalidade proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, doenças graves, calamidades públicas, dentre outras situações previstas na lei.
Além disso, os valores depositados no FGTS são utilizados para financiar programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida.