Se surpreenda com os 3 aumentos cruciais aos trabalhadores com mais de 20 mil no FGTS, 13º e PIS e novo valor salário mínimo hoje (19)
E as novas mudanças no Governo Federal ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, os 3 aumentos cruciais aos trabalhadores com mais de 20 mil no FGTS, 13º e PIS e novo valor do salário mínimo hoje (19).
As informações são do portal “economia.uol”, o qual informou no dia 9 de outubro deste ano de 2023, que o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que o governo federal vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto para corrigir um trecho da lei que instituiu o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso o projeto de lei seja aprovado, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário poderão sacar o saldo restante caso sejam demitidos, já que pela regra atual, o trabalhador que realiza o saque-aniversário não pode sacar o saldo do FGTS em caso de demissão, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, deu mais detalhes, dizendo:
“Vamos encaminhar ao Congresso um PL corrigindo somente uma injustiça que ele trouxe. Não vamos falar de fim do saque-aniversário, a não ser que o Parlamento assim entenda, o que eu acho que seria louvável, e preservar na íntegra o fundo do trabalhador”, afirmou o ministro na época.
E completou: “O trabalhador, quando é demitido, não sabia lá atrás, porque os bancos não informaram, que se for demitido não poderá sacar o saldo. Então o trabalhador tem 30 mil reais, se fez empréstimo de 10 mil, se for demitido teria direito de sacar os 20 mil. Mas ele não pode sacar por dois anos e pouquinho, pela lei criada. Isso nós vamos mandar para corrigir”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dessa mudança no FGTS, com mais de 20 mil, haverá aumentos cruciais aos trabalhadores no 13º e PIS, com o novo valor salário mínimo, que em 2024 deve ser de ao menos R$ 1.412, um aumento de 92 reais, comparado ao salário mínimo atualmente, que é de R$ 1.320.
Com o aumento do salário mínimo, que também é o piso de benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS todos os trabalhadores terão o aumento, que vai influenciar também no PIS e no 13º dos brasileiros, contudo, o valor ainda precisa ser oficializado pelo governo e se aprovado, já irá valer a partir do dia 1 de janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantos trabalhadores formais existem no Brasil?
Segundo o “mintrabalhobr”, o Brasil possui 43,6 milhões de pessoas com carteira assinada neste ano de 2023.