ENTENDA!

Saque inédito, aumento anunciado por Tralli e 5 mudanças: FGTS tem vitórias à caminho

(Fotos: Reproduções / Globo / Etalbr/Shutterstock)

(Fotos: Reproduções / Globo / Etalbr/Shutterstock)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FGTS lida com novo projeto, aumento em modalidade e outras cinco mudanças que foram expostas na Globo durante jornais

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desse modo, todos os anos, os funcionários CLTs podem garantir alguns benefícios do fundo.

O fundo possuí diversos benefícios aos trabalhadores, como a possibilidade do saque-aniversário, multa rescisória, rendimentos e mais. Mas, nos últimos anos, alguns projetos vieram à tona e visam algumas mudanças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 12, iremos relembrar um projeto, que visa um saque inédito aos trabalhadores, além de uma notícia dada por César Tralli no Jornal Hoje sobre cinco mudanças envolvendo o fundo.

Primeiramente, iremos falar sobre o projeto do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, modalidade de crédito consignado como alternativa ao saque-aniversário.

Pela Lei 13.932/19, o saque-aniversário é opcional. No mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do saldo existente na conta vinculada a conta. Caso seja demitido após a opção, só terá direito a receber a multa rescisória, de acordo com o portal Agência Câmara de Notícias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, caso a nova modalidade de crédito com base na folha de pagamento será dirigida a trabalhadores do setor privado e operacionalizada por meio de plataformas digitais (do e-Social e do FGTS).

NOTÍCIA DADA POR CÉSAR TRALLI

Durante o Jornal Hoje, César Tralli também trouxe uma excelente notícia envolvendo o FGTS e o programa Minha, Casa, Minha, Vida. A notícia foi dada no dia 21 de junho de 2023.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, César Tralli confirmou que o Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (CCFGTS) decidiu aumentar o subsídio para habitação popular do Minha Casa Minha Vida (MCMV).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mudança ocorreu para reduzir a taxa de juros para as famílias de baixa renda e corrigir o valor dos imóveis que podem ser financiados com as regras do programa.

Nesta modalidade, você tem até 35 anos para pagar, com taxas de juros e descontos a serem concedidos conforme a faixa de renda, segundo o portal da Caixa. Veja:

OUTRAS MUDANÇAS

Por fim, em fevereiro deste ano, o Jornal Nacional outras mudanças, envolvendo o fundo devido a nova plataforma: o FGTS Digital, que está em vigor desde março deste ano.

O novo sistema, que simplifica o pagamento do benefício por empregadores. O objetivo é poupar o tempo das empresas. Veja as 5 mudanças:

Como faço para saber meu saldo do FGTS?

Todo trabalhador de carteira assinada possuí uma conta do FGTS. Mas, poucos sabem como consultar o dinheiro na modalidade.

Para isso, basta acessar os valores disponíveis no aplicativo do FGTS. Já o saque digital permite você sacar os valores que se enquadrem em uma das modalidades de Saque previstas.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile