Uma nova lei das placas anunciada atinge diretamente os carros da Fiat, Chevrolet e as demais montadoras
Na última terça-feira (16), uma nova lei das placas chegou e atinge em cheio os carros da Fiat, Chevrolet e as demais montadoras. Todos os motoristas precisam se atentar nas mudanças e não se surpreenderam ao comprar um novo veículo.
Como todos os condutores de veículos já devem saber, os novos carros são todos com a placa Mercosul. Para quem não sabe, já deve ter visto uma, que é uma azul que está o nome do país, no caso daqui o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, de acordo com o portal “Autoo’, na última terça-feira (16) a CAE do Senado aprovou o Projeto de Lei 3214/2013. Nele, acrescenta que as placas da Mercosul tenham o município e a sigla do estado de origem.
Essa proposta é de autoria do Senador Esperidião Amin e agora vai para a análise no plenário e também da Comissão de Constituição e Justiça.
Mudança afeta todos os novos carros
Apesar de já ter milhões de carros com as placas da Mercosul circulando pelo país, em caso de aprovação do Projeto de Lei, ela valerá apenas para os novos emplacamentos. Assim os carros já emplacados seguirão com a placa, sem precisar de mudanças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das justificativas do Projeto de Lei é que a identificação do município e estado facilita as autoridades a identificar infrações de trânsito. Além disso, roubos e furtos também teriam uma maior facilidade para a identificação por parte dos policiais.
Essa lei atinge em cheio a Fiat e Chevrolet pelo fato de serem as duas montadoras que mais vendem veículos novos no Brasil. Porém, a nova lei, se entrar em vigor, valerá para qualquer veículo de qualquer fabricante.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando a placa Mercosul chegou?
As primeiras placas Mercosul surgiram em 2018 e desde então já passaram por diversas mudanças. Aliás, algumas ideias nunca entraram em uso, como QR Code, marcas d’água, dentre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE