Uma lista de carros, incluindo de marcas populares, estão isentos do IPVA para o próximo ano de 2025
O IPVA é um dos principais impostos anuais que atinge o bolso dos brasileiros, mas uma lista de carros estão isentos para 2025.
Portanto, se você tem uma veículo na garagem, de qualquer marca, como Chevrolet, Fiat e Volkswagen, precisa se atentar nas regras de isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Impostos, a partir de informações do portal ‘WebMotors’, traz à tona a regra do ano de fabricação no IPVA.
Isso porque há uma lei em vigor em que garante a isenção do imposto para veículos que já ultrapassaram uma certa data de fabricação, que varia de estado para estado.
Saiba como funciona o IPVA
- O IPVA é o Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores;
- Seu valor condiz com uma porcentagem do valor do carro;
- Portanto, quanto maior o valor na tabela FIPE, maior será o valor cobrado;
- Com a valorização do mercado nos últimos meses, ficou mais caro como o de costume.
Veja o tempo mínimo para se livrar do IPVA em cada estado
De acordo com o portal ‘WebMotors’, os estados de Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte são os que possuem o menor tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque os carros com 10 anos ou mais de fabricação não precisam pagar o IPVA.
Outros 12 estados, sendo eles, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, o tempo mínimo é de 15 anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mato Grosso é o único em que determinou 18 anos para ficar isento do imposto. Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul é de pelo menos 20 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já os estados que o tempo é mais longo é em Santa Catarina e Tocantins, em que os motoristas precisam possuir veículos com mais de 30 anos para não pagar o IPVA.
Assim, há diversos carros da Chevrolet, Fiat, Volkswagen e muitas outras marcas que contam com carros isentos em 2025.
Calendário de São Paulo já está disponível
O governador Tarcísio de Freitas já revelou qual será o calendário de pagamento do IPVA, que varia de acordo com o número final da placa.
Os motoristas podem parcelar em até cinco vezes o valor, sempre tendo a mesma data como a de pagamento das parcelas.
Placa final 1 será no dia 13 de cada mês, a placa final 2 no dia 14 de cada mês, assim respectivamente. Aqueles com placa final 0 será no dia 24 de cada mês.
Quem quiser receber um desconto de 3% precisa pagar todo o valor, sem parcelar, até o dia estabelecido por sua placa, em janeiro.
Conclusões finais
O IPVA é um dos impostos mais temidos por todos os brasileiros e ele chega logo no começo do ano.
Porém, há uma lei em vigor em que garante sua isenção, de acordo com o tempo de fabricação do veículo.
Confira mais matérias sobre o IPVA
Qual o valor do IPVA em São Paulo?
O valor do IPVA, em São Paulo, não é fixo, isso porque varia de acordo com o preço do carro. Um veículo de passeio, o imposto é 4% do valor que o veículo está na Tabela FIPE.
Por exemplo, se seu carro custa 100 mil reais e tem menos de 20 anos de fabricação, o IPVA será no valor de 4 mil reais.