A Fiat já foi dona de uma importante montadora no Brasil, mas que não deu certo e acabou deixando o mercado
Clientes brasileiros tiveram a oportunidade de comprar um veículo sofisticado e bastante moderno no passado. O problema é que sua montadora optou por não investir mais no Brasil e o Alfa Romeo – que foi da Fiat – deixou o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca italiana chegou ao Brasil com expectativa de atingir altas vendas no mercado. O sedã 2.300 foi seu pontapé inicial e começou no país em 1974. Seus requisitos eram bem surpreendentes para a época e contava com itens como freios a disco nas quatro rodas, motor com dois comandos de válvulas e câmbio de cinco marchas.
Na época, o modelo era o mais moderno do Brasil, e se tornou ainda mais atrativo com suas duas reformulações ao longo dos anos. O esportivo ainda tinha 140 cv de potência e tração traseira, o que tornava o carro ainda mais condizente com a imagem da fabricante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O carro foi um grande sucesso de vendas no Brasil a princípio. Foram produzidos mais de 30 mil modelos e cerca de mil foram exportados para a Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Três anos após o estabelecimento da montadora na cidade de Betim, em Minas Gerais, a marca Alfa Romeo passou a ser controlada pela Fiat. Um novo desenho no modelo acrescentou até cortinas de veludo em seu interior.
SAÍDA DO BRASIL
A marca do sedã 2.300, entretanto, deixou o Brasil após 14 anos de funcionamento no país. O 2.300 era muito caro para as condições dos brasileiros e em 1987 a montadora optou por não produzir mais unidades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A marca italiana, no entanto, tentou ressuscitar sua fabricação no país durante os anos 2000, mas sem êxito.
A ALFA ROMEO AINDA EXISTE?
A Alfa Romeo é uma das grandes marcas da Europa. Até hoje a montadora inova com modelos modernos e que continuam sendo sofisticados para os clientes.