Fiat, Volkswagen e a Chevrolet colocaram fim em carros amados
Não precisa ser um grande especialista em carros para chegar a conclusão que a Fiat, Volkswagen e a Chevrolet são três das maiores montadoras do mundo. Aliás, os veículos dessas marcas costumam estar entre os mais vendidos do Brasil e por conta disso são considerados verdadeiros fenômenos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que como ocorre em toda empresa, essas três marcas estão sempre renovando o catálogo de seus veículos. Diante disso, ao longo dos últimos anos, alguns desses carros foram extintos. A Volkswagen, por exemplo, colocou um ponto final em um de seus veículos mais amados.
Praticamente um símbolo da fabricante no Brasil, o Volkswagen Gol foi aposentado e deixou de ser vendido. As produções foram encerradas em dezembro, mas as últimas unidades dos carros ainda constava no site oficial e era encontrado nas concessionárias, por conta do estoque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que foram quase cinco meses de vendas desde que a fabricação foi encerrada oficialmente e seis meses depois do lançamento do Volkswagen Gol Last Edition, a versão de despedida do hatch, que teve 1.000 unidades produzidas, conforme apontou o portal Motor 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da Volkswagen, a Fiat também colocou um ponto final em um de seus carros mais amados. No ano de 2021, conforme o portal Mundo Conectado, a montadora anunciou o fim da produção de carros Uno no Brasil. O carro foi lançado em 1984 no país e vendeu mais de 4,3 milhões de unidades nos seus 37 anos de história.
Outro carro que saiu de circulação foi Ônix. Mas, o fim da produção ocorreu na China. No Brasil, o veículo segue sendo um fenômeno de vendas. Entretanto, no país oriental, as vendas despencaram. Segundo o portal Quatro Rodas, o carro chegou a figurar entre os mais vendidos do seu segmento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas desde 2022 estava encalhando nas concessionárias mesmo com novas versões. O sedã nem sequer ganhou linha 2023. Diante do fiasco de vendas, a montadora passou os últimos seis meses tentando zerar os estoques com estratégias como descontos de até 45% e repasses para lojistas regionais.
Por que o fim desses carros trouxeram prejuízos?
Quando a produção de um carro é descontinuada, esses veículos podem sofrer uma alta taxa de desvalorização. Ou seja, quem tem o carro na garagem e pretende revender, acaba encontrando dificuldades para encontrar um preço satisfatório.