Carro da FIAT, muito amado pelos brasileiros, tem volta triunfal anunciada pela montadora e motoristas ficam eufóricos
Uma notícia envolvendo um dos carros mais conhecidos da marca Fiat, deixou milhares de motoristas eufóricos nesta sexta feira (06), principalmente àqueles que viveram entre a década de 90 e anos 2000.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque o Fiat Uno, ou carinhosamente chamada de “Uninho”, irá voltar com força total em 2024. Até posso ousar em dizer que grande parte das pessoas que estão lendo esse texto já tiveram um na garagem, não é mesmo?
Ele que foi criado no ano 1985, com um design mais esportivo, explodiu de vez na década de 90 e logo caiu nas graças do público, se tornando uma referência entre os carros populares da época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele chegou a permanecer no mercado por um longo tempo, mas infelizmente saiu de linha no Brasil, em 2021, deixando muita gente chateada.
Repaginado e moderno!
Como mencionamos anteriormente e conforme foi divulgado pelo portal Terra, uma notícia acabou aquecendo a esperanças de muitos que desejam o retorno desse charmosinho compacto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, ao que tudo indica, ele irá retornar ao mercado brasileiro, muito em breve e completamente repaginado carregando uma proposta sustentável, entrando em conformidade com as necessidades atuais.
A ideia foi lançada pelo CEO da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, que inclusive está reservando outras ideias para demais marcas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei garante adeus às dívidas e idosos com mais de 60 anos ganham isenção em lista em 2024 e 2025
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
Parceria de milhões
O chefão da Stellantis, que produz carros de quatro marcas no país (Fiat, Citroën, Jeep e Peugeot), lançou a ideia em um seminário da revista AutoData, realizado em março deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que na época, a MP do Governo Federal em baratear veículos ainda não havia nem saído do papel, visto que ela foi executada em junho de 2023.
Inclusive, Filosa devolveu a Fiat à liderança do mercado, mas teve que abrir mão do projeto do novo Uno devido à crise ocasionada pela pandemia.
Segundo ele, a demanda por mobilidade no Brasil é distribuída entre transporte público, carros novos e usados, motos e serviços de mobilidade, como Uber.
Segundo ele, também é preciso surpreender o mercado com novas tecnologias e novas soluções. Marcas como Fiat, Citroën, Volkswagen e Toyota apoiam a ideia de um carro híbrido flex. Outras, com padrão de preços mais elevado, como Jeep e GWM, também têm interesse.
Uma das possibilidades levantadas é que o Uno volte como um carro híbrido popular. Apesar dele ter saído de linha no Brasil, o modelo continua sendo fabricado e desenvolvido na Itália como Fiat Panda.
Fiat Uno x Fiat Panda
Falando nisso, as diferenças entre o Uno e o Panda sempre foram bem pequenas. No momento, o Fiat Panda Hybrid está sendo vendido por 17.200 euros (R$ 97.000) com entrada de 3.000 euros (R$ 17.000) e parcelas mensais de 270 euros (R$ 1.500).
No Brasil, teria que ser mais barato, custando no máximo R$ 60.000, talvez até menos, e só por isso já se faz necessária a parceria com o Governo Federal.
O Fiat Panda eletrificado também é chamado de Easy Hybrid porque usa a tecnologia MHEV (híbrida leve), que pode ser o primeiro passo para os carros populares ecológicos no Brasil, por ser mais barata.
A Volkswagen, por exemplo, já considerou essa possibilidade para seu futuro carro híbrido flex.
O Panda Hybrid, que serviria de base para um futuro Fiat Uno Hybrid, tem motor 3 cilindros 1.0 de 71 cv e 98 Nm com câmbio manual de 6 marchas.
Ele usa uma bateria pequena, de 12V, e é capaz de fazer 21,3 km/l de gasolina na cidade e 28,6 km/l na estrada. A autonomia combinada é de 25 km/l.
Um futuro Fiat Uno, que pode resgatar o projeto pré-pandemia, faz sentido porque a marca teria que trazer uma novidade para a nova fase do carro popular.
Além disso, por ser um subcompacto, o Fiat Mobi não seria tão competitivo quanto um novo Uno na utilização em viagens, devido ao porta-malas.
Quase nada se sabe sobre como seria o design desse novo Uno Mille. Há rumores de que poderia até ser um CUV (mais altinho, como um aventureiro).
Quando que o veículo chegará ao brasil?
De acordo com o portal Auto+, o novo Uno está para fazer sua estreia no dia 11 de julho de 2024 em comemoração ao aniversário de 125 anos da Fiat.