CONFIRA
Ficar perto do micro-ondas dá câncer? Atenção, você precisa saber a verdade e ficar atento
06/04/2023 às 0h09
Você precisa saber sobre alguns mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas
O micro-ondas, que é um eletrodoméstico muito utilizado pelos brasileiros hoje em dia, foi inventado em 1947 nos Estados Unidos e popularizado no Brasil apenas em 1990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, mesmo assim, até os dias atuais ainda desperta algumas dúvidas sobre a segurança do objeto ao preparar alimentos ou até mesmo em ficar perto dele.
Inclusive, há quem diga que ficar na frente do micro-ondas enquanto ele esta ligado, pode causar câncer. Já outras pessoas acham que a comida perde nutrientes ao ser requentada no eletrodoméstico. Além disso, o que não falta são questionamentos sobre ferver água com ele pode causar um possível ‘estouro’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E segundo informações de Álvaro César Camargo, professor de Engenharia de Alimentos da PUC-PR, e a nutricionista Edeli Abreu, que deram uma entrevista ao site do ‘UOL’, os alimentos perdem sim nutrientes quando são preparados no micro-ondas.
Porém, isso também ocorre quando os alimentos são cozidos, assados, fritos e grelhados no fogão ou forno convencional. Isso porque muitos nutrientes são sensíveis ao calor e sofrem alterações nutricionais quando estão expostos a altas temperaturas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Outra questão que o especialista também deixou bem claro é que o micro-ondas não causa câncer como muitas pessoas acham.
Segundo ele, isso não passa de um mito. Há uma barreira segura contra a emissão em níveis preocupantes de ondas eletromagnéticas potencialmente cancerígenas para o ambiente.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Inimiga n°1 do colesterol: Mistura caseira com 3 frutas salva a saúde dos idosos 60+
Inclusive, até ocorre um pequeno escape, porém em um nível tolerável e não muito diferente da emissão do nosso próprio celular.
E FERVER ÁGUA NO MICRO-ONDAS, PODE?
A resposta é não, afinal, é muito perigoso. Quando se trata de um copo d’água no micro-ondas, a radiação aquece apenas internamente e, dependendo do tempo de aquecimento pode acontecer um acúmulo de calor no centro das moléculas que explode quando for sacudida.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]