Você precisa saber sobre alguns mitos e verdades sobre o uso do micro-ondas
O micro-ondas, que é um eletrodoméstico muito utilizado pelos brasileiros hoje em dia, foi inventado em 1947 nos Estados Unidos e popularizado no Brasil apenas em 1990.
Porém, mesmo assim, até os dias atuais ainda desperta algumas dúvidas sobre a segurança do objeto ao preparar alimentos ou até mesmo em ficar perto dele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, há quem diga que ficar na frente do micro-ondas enquanto ele esta ligado, pode causar câncer. Já outras pessoas acham que a comida perde nutrientes ao ser requentada no eletrodoméstico. Além disso, o que não falta são questionamentos sobre ferver água com ele pode causar um possível ‘estouro’.
E segundo informações de Álvaro César Camargo, professor de Engenharia de Alimentos da PUC-PR, e a nutricionista Edeli Abreu, que deram uma entrevista ao site do ‘UOL’, os alimentos perdem sim nutrientes quando são preparados no micro-ondas.
Porém, isso também ocorre quando os alimentos são cozidos, assados, fritos e grelhados no fogão ou forno convencional. Isso porque muitos nutrientes são sensíveis ao calor e sofrem alterações nutricionais quando estão expostos a altas temperaturas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jacomar e Amigão choram: 2 supermercados populares de Curitiba, PR, são esmagados por nº1 queridinho em 2025
Falência e mais de 1k funcionários na rua: O fim de banco nº1 de Fortaleza, CE, após decreto do Banco Central
Nada de só R$1518: 12 passos infalíveis para garantir aumento na aposentadoria do INSS em 2025
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Outra questão que o especialista também deixou bem claro é que o micro-ondas não causa câncer como muitas pessoas acham.
Segundo ele, isso não passa de um mito. Há uma barreira segura contra a emissão em níveis preocupantes de ondas eletromagnéticas potencialmente cancerígenas para o ambiente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, até ocorre um pequeno escape, porém em um nível tolerável e não muito diferente da emissão do nosso próprio celular.
E FERVER ÁGUA NO MICRO-ONDAS, PODE?
A resposta é não, afinal, é muito perigoso. Quando se trata de um copo d’água no micro-ondas, a radiação aquece apenas internamente e, dependendo do tempo de aquecimento pode acontecer um acúmulo de calor no centro das moléculas que explode quando for sacudida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Água dentro do micro-ondas (Foto: Reprodução/ Internet)