FILHO DO CRAMULHÃO
Filho de Trindade? Antes de Pantanal, bebê-diabo ‘nasceu’ em São Paulo e assombrou moradores
08/08/2022 às 12h10
Bebê-diabo aterrorizou moradores de São Paulo.
Na novela Pantanal, Irma (Camila Morgado) está grávida de Trindade (Gabriel Sater), onde o violeiro tem pacto com o cramulhão. Sendo assim, a criança que ela espera virá com traços do capeta. Porém, anos antes de a trama ser escrita por Benedito Ruy Barbosa, em 1990, a história de um bebê-diabo aterrorizou moradores da região metropolitana de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse assunto pode ter sido inspirado por Benedito para inserir na trama que foi exibida em 1990 pela extinta TV Manchete. O assunto volta à tona no remake assinado por Bruno Luperi, justamente quando Irma passa a ter premonições, como se o bebê que está em sua barriga passasse a dar informações sobrenaturais em Pantanal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que em 11 de maio de 1975, o jornal impresso Notícias Populares, que pertencia ao grupo Folha de S.Paulo e tinha como característica o sensacionalismo na época, ilustrou na capa a seguinte manchete: “Nasceu o diabo em São Paulo”.
A publicação foi a única a falar sobre o caso e, segundo o jornal, a criança tinha características sobrenaturais e havia vindo ao mundo em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A reportagem adotou um tom de mistério e terror ao tratar sobre o assunto polêmico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o texto publicado, o bebê-diabo já tinha nascido falando e ameaçando a própria mãe de morte. “O bebezinho tem o corpo totalmente cheio de pelos, dois chifres pontiagudos e um rabo de aproximadamente cinco centímetros, além de olhar feroz, que causa medos e arrepios”, relatou a reportagem.
Após a primeira publicação, o Notícias Populares passou a fazer várias reportagens, com textos diários sobre o bebê-diabo. Foram 27 diferentes capas sobre a criança endiabrada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Diagnóstico fatal de protagonista e leito da morte: 2 viradas estremecem Volta por Cima
● De Osmar apunhalando Madalena a Roxelle enfurecida com revelação: 2 viradas atingem em cheio Volta por Cima
● De confissão de crime a apunhalada de Juliano em Beatriz: 2 viradas incendeiam Garota do Momento
A notícia chocante fez as vendas dispararem entre maio e junho de 1975. Com tiragem média de 70 mil exemplares, o jornal chegou a vender mais de 150 mil cópias por dia nesse período, tamanha curiosidade do público.
LENDA URBANA?
Os relatos sempre continham depoimentos de pessoas que viram o bebê-diabo soltando fogo pela boca, pedindo sangue, falas de enfermeiras que tinham realizado o parto, padres sendo infernizados na região e histórias que não paravam de chegar, surpreendendo a todos e assustando ao mesmo tempo.
O assunto virou uma lenda entre os moradores de São Paulo na década de 1970. De acordo com o Blog Memória, da revista Veja, realmente um bebê com duas pequenas saliências na testa e um prolongamento no cóccix nasceu na maternidade de São Bernardo do Campo no período relatado.
O caso, resolvido com cirurgia, correu pela região e chegou ao jornal Folha de S.Paulo. Um repórter do Notícias Populares foi fazer a cobertura da história e voltou com um texto em que coletava os fatos médicos, sem sensacionalismo, mas a publicação resolveu seguir a lenda urbana, como se fosse um caso sobrenatural.
Eles usaram e abusaram do assunto. 15 anos depois, a história do bebê-diabo voltou em Pantanal e deixou o público da novela chocado, causando o mesmo espanto da lenda urbana.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]