revelador
O polêmico filme que o irmão de Huck fez contra Bolsonaro é lançado e revela muita coisa: “Catastrófico”
21/09/2022 às 16h03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Sem sutiã, Gretchen deixa o público chocado ao mostrar corpaço em fotos de lingerie: “Sem ar”
Quebrando Mitos é o mais novo documentário de Fernando Grostein, irmão de Luciano Huck
Na última sexta-feira (16), chegou ao público o novo documentário do cineasta Fernando Grostein, irmão de Luciano Huck, e seu companheiro, o ator e cantor Fernando Siqueira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quebrando Mitos é um longa-metragem de duração de 1h30 e trata da ascensão e do governo do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), pela visão de um homem gay.
O irmão de Huck se coloca como personagem do filme, que classifica a masculinidade de Jair Bolsonaro como “catastrófica e frágil”, sob a perspectiva de um casal LGBTQIAPN+. Desse modo, há um paralelo entre a trajetória de Fernando Grostein, um homem gay em uma família conservadora e religiosa, e a do Presidente da República, um político machista, racista e misógino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O filme começou totalmente focado na história e vida do Bolsonaro e acabou ficando muito difícil de assistir. Ficou pesado, tinha muita desgraça, muito ódio, muita coisa negativa. O Sérgio (Machado, cineasta) e o Antonio (Pinto, compositor) sugeriram que houvesse mais cenas delicadas, e o Fernando (Siqueira) achou que essa delicadeza deveria se expressar através da ênfase na resistência e na vida LGBTQ”, explicou o irmão de Luciano Huck.
“É um filme para que as famílias possam assistir juntas. Mesmo que concordem ou não. A masculinidade foi desvirtuada ao longo dos anos e ganhou um significado tóxico. Essa masculinidade pregada por homens como Jair Bolsonaro e Donald Trump não destrói somente uma pessoa, mas toda uma família, toda uma sociedade. A masculinidade pode ser leve e algo muito legal. É isso o que nós queremos discutir”, Fernando Grostein explicou ao NEW MAG.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Sem saber da verdade Luciano Huck atende ligação do filho no meio do programa: ‘Tudo bem?’
● Corajoso, homem que participou do Domingão desabafa e Luciano Huck abre o jogo: ‘Fala o que você quiser’
● Huck faz 20 anos de união com Angélica e comentário de Ivete, ex do apresentador, ganha repercussão
Grostein e Siqueira já planejavam um autoexílio nos Estados Unidos desde as Eleições 2018. Longe da intolerância que assombra o Brasil, o irmão de Huck e seu marido elaboraram um olhar a partir de suas experiências pessoais com o modelo de masculinidade tóxica vindo de Bolsonaro. Além da apologia ao machismo, o filme aborda temas como o descaso com a pandemia de Covid-19 e com o meio ambiente, a fé dos evangélicos usadas como massa de manobra, as fake news, etc.
” É importante entender e separar o debate proposto no filme por partes. Entender que não existe uma escolha entre defender os direitos humanos ou defender a economia. Se isso existir, vira uma questão entre esquerda e direita, e isso se torna uma verdadeira cilada”, finaliza o irmão de Huck.
Onde assistir?
O filme está disponível gratuitamente por 30 dias no site homônimo. A ideia desse tipo de exibição é fomentar o debate político antes das Eleições 2022, que ocorrerão em 2 de outubro.
Autor(a):
Beatriz Castro
Formada em Produção Multimídia pela FMU, sou uma grande apaixonada por escrita e leitura.Sempre gostei muito de mídias de todos os formatos, mas televisão e celebridades sempre foi minha paixão.Heavy user de internet, recentemente, concluí o curso de Criação de Conteúdo para Redes Sociais pelo Senac.