2024 promete começar com grandes mudanças e você precisa saber os detalhes; Confira tudo sobre o NOVO RG
Em maio de 2023, o Ministério de Gestão e Inovação anunciou que a nova carteira de identidade (RG) passará a ser emitida com algumas mudanças em relação às normas definidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Carteira de Identidade Nacional segue o disposto na Lei nº 14.534/2023, sancionada pelo presidente Lula, que determina o CPF como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.
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No entanto, hoje, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Porém, com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
Agora com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Ademais, com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
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Contudo, a nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Além disso, conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
Quais documentos devem ser substituídos pela nova carteira de identidade?
Confira abaixo quais serão as documentações que a nova carteira de identidade poderá substituir, uma vez que os cidadãos brasileiros façam a sua solicitação.
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- Programa de Integração Social (PIS);
- Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- Carteira de Trabalho (CTPS);
- Certificado de Serviço Militar;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Número de matrícula em universidades federais de ensino superior;
- NIT (Número de Identificação do Trabalhador); e
- E por fim, a carteira de identidade
As informações são do Seu Credito Digital.
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Como pedir a emissão do novo documento?
Para a emissão, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.
Confira o passo a passo de como realizar o pedido para moradores de São Paulo.
- Você vai precisar acessar o site Meu Poupinha SP, e escolher a 1ª via ou segundo do RG.
- Após isso você vai precisar preencher todos os campos pedidos e esperar uma confirmação no seu e-mail.
- A confirmação será enviada após a confirmação do pagamento do boleto, que geralmente demora 1 (um) dia útil.
- Por fim, após isso você escolherá uma data e receberá um e-mail com o dia e horário para o seu atendimento.
Contudo, vale ressaltar que em São Paulo o uso do novo RG ainda não é obrigatório mas sua emissão já foi iniciada.