Nova lei de trânsito EM VIGOR determina adeus de 10 modelos de motos amadas; Saiba quais são elas agora mesmo
As motos para muitos um sinônimo de sonho sobre duas rodas e se destacam no mercado brasileiro desde meados da década de 50, quando chegaram as primeiras da marca Monark.
Desde então, mais modelos foram chegando e hoje temos uma variedade para todos os preços e gostos no mercado.
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Porém, ainda em 2023, pelo menos 10 dessas marcas deram adeus ao Brasil, surpreendendo motociclistas e gerando questionamentos: por que tantas motos saíram de linha de forma tão abrupta?
O Promot M5
A grande questão nesse caso, visto como um fator decisivo em 2023 foi a lei em vigor da Fase M5 do Programa de Controle da Poluição por Motociclos e Veículos Similares (Promot).
De acordo com o portal Motonline, a lei aprovada em 2019 e implementada em 2023, passou pela nova etapa da legislação ambiental brasileira.
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Com isso, ela impôs restrições rigorosas sobre o uso do carburador em motocicletas, visando a redução da emissão de poluentes:
- Fim do carburador: A partir da Fase M5, todas as motocicletas equipadas com carburadores passaram a ser proibidas de serem fabricadas, uma vez que esse componente contribui significativamente para a poluição ambiental.
- Impacto para as montadoras: Embora muitas marcas já tivessem se antecipado à legislação e adotado a injeção eletrônica em seus modelos, algumas fabricantes ainda dependiam de carburadores em parte de seu portfólio, o que levou à retirada de determinados modelos de circulação.
Marcas atingidas
De acordo com o site especializado Motonline, o impacto da nova legislação variou entre as fabricantes.
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A maioria delas, incluindo Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Triumph, BMW, Harley-Davidson e Ducati, já haviam atualizado seus sistemas de alimentação de combustível para injeção eletrônica, e portanto, não sofreram grandes mudanças em seus lineups.
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Contudo, outras marcas menores ou modelos mais populares equipados com carburadores não tiveram tempo ou condições de se adequar às novas exigências, resultando na saída de várias motocicletas de linha em 2023.
Será o fim?
Para muitos motociclistas, essa lei marcou o fim de uma era. Afinal de contas, modelos icônicos, que traziam o charme do carburador, deixaram o mercado devido às novas regras ambientais.
Embora compreensível do ponto de vista da sustentabilidade, a mudança trouxe uma sensação de nostalgia e perda para os entusiastas de motos clássicas.
Em suma, o mercado brasileiro de motocicletas caminha para um futuro mais sustentável, no qual a tecnologia da injeção eletrônica dominará as ruas, atendendo às demandas ambientais sem comprometer o desempenho que os motociclistas tanto apreciam.
Quais são as 10 motos que se despediram após a fase M5?
De acordo com o portal Motonline, os modelos mais atingidos pela lei e que deverão se despedir são:
- Avelloz AZ1
- Haojue Chopper Road 150
- Haojue DK 150
- Haojue Lindy 125
- Shineray Phoenix 50
- Shineray SHI 175
- Shineray JEF 150S
- Shineray Worker 125
- Shineray Jet 125
- Shineray Jet 50
Conclusões finais:
Em 2023, a legislação ambiental forçou a retirada de diversas motos icônicas do mercado brasileiro, marcando o fim de uma era para os amantes de carburadores:
- Embora a mudança tenha gerado impacto, ela reflete a necessidade de um futuro mais sustentável.
- O avanço tecnológico, como a adoção da injeção eletrônica, garante que o mercado continue a evoluir, sem deixar de lado o desempenho e a paixão dos motociclistas