Motoristas são pegos de surpresa com um dos carros mais amados da Volkswagen dando adeus do Brasil após 42 anos
Após 42 anos de história nas ruas brasileiras, a Volkswagen encerra a produção de seu emblemático carro popular no país, marcando o fim de uma era no setor automotivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão sinaliza uma mudança de foco para veículos mais modernos e alinhados com as demandas de sustentabilidade e tecnologia.
O adeus ao modelo que conquistou milhões de brasileiros deixa uma lacuna no mercado, enquanto a indústria se adapta a novas tendências e desafios globais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Jornal do Carro, o Volkswagen Gol, um dos carros mais icônicos do Brasil, encerrou sua produção em 23 de dezembro de 2022, após 42 anos de história.
Lançado em 8 de maio de 1980, o Gol chegou com a missão de substituir o Fusca, um desafio que ele superou com maestria ao se tornar o carro mais vendido do país por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
GOL
O Gol foi um marco na indústria automobilística brasileira, com mais de 8 milhões de unidades produzidas ao longo de sua trajetória.
Sua primeira geração, conhecida como “Gol quadrado”, foi produzida até 1996 e é lembrada com carinho pelos entusiastas de carros antigos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 13.6km/L e por menos de R$30mil: 3 carros populares, incluindo queridinho da Volkswagen, pra você comprar hoje
● Chefão da Volkswagen emite anúncio e desvenda real sobre ressurreição do GOL no Brasil: “Um clássico”
● R$9BI e portas lacradas: Volkswagen anuncia fechamento de 3 fábricas em país e crava demissão em massa
Em 1984, a versão esportiva GT, equipada com um motor 1.8 do sedã Santana, trouxe um desempenho mais robusto e atraiu muitos admiradores.
Em 1989, o Gol GTI fez história ao ser o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica de combustível, equipado com um motor 2.0 de 120 cv.
Essa inovação consolidou ainda mais a posição do Gol no mercado, tornando-o um sonho de consumo para muitos brasileiros. As gerações seguintes continuaram a evoluir, com o “Gol bolinha” de 1994 a 2005 e o “Gol G3” de 1999 a 2005.
Fim no Brasil
A quarta geração, produzida de 2005 a 2014, trouxe um design mais moderno e novas tecnologias, mantendo o Gol relevante no mercado.
Em 2008, a quinta geração foi lançada, continuando a tradição de inovação e popularidade. Mesmo com a chegada de novos concorrentes, o Gol manteve-se entre os carros mais vendidos do Brasil até seus últimos anos de produção.
Para marcar a despedida do Gol, a Volkswagen lançou a série especial “Last Edition”, limitada a mil unidades. Essa versão comemorativa trouxe detalhes exclusivos e um design que homenageia a longa história do modelo.
O Gol Last Edition rapidamente se tornou um item de colecionador, simbolizando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.
Com o fim da produção do Gol, o Polo Track assumiu o posto de carro mais acessível da Volkswagen no Brasil. O novo modelo chega com a responsabilidade de continuar o legado de sucesso do Gol, oferecendo uma opção moderna e econômica para os consumidores brasileiros.
A transição marca um novo capítulo para a Volkswagen no país, mas o Gol sempre será lembrado como um ícone.
A história do Volkswagen Gol é um testemunho de inovação, resiliência e sucesso. Desde seu lançamento em 1980 até sua despedida em 2022, o Gol conquistou gerações de motoristas e deixou uma marca indelével na cultura automotiva brasileira. Seu legado continuará vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de dirigir esse clássico.
Qual é o carro mais vendido do ano?
Até agora, em 2024, o carro mais vendido no Brasil é o Volkswagen Polo. Ele liderou as vendas no primeiro semestre do ano, superando a Fiat Strada, que havia dominado o mercado nos anos anteriores.
O Polo manteve sua popularidade graças ao seu design moderno, eficiência e custo-benefício, consolidando-se como a escolha preferida dos consumidores brasileiros.