Autoescolas podem entrar em extinção e se você pretende tirar sua CNH deve se atentar a essas informações …
Um dos maiores sonhos que perpetuam a mente da maioria dos brasileiros é a da conquista do carro. Desde muito cedo, simulamos o ato de dirigir pelas ruas da cidade e aquela sensação de liberdade e vento na cara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, como sabemos, não basta ter um carro para sair dirigindo, precisamos ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é responsável pela permissão do cidadão a dirigir veículos e automotores em geral dentro do país.
E um dos processos para conquistar o documento são as famosas Autoescolas. No entanto, o custo do curso nessas escolas é extremamente alto é bastante alto, o que deixa esse sonho um tanto inacessível para muitos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pensando nisso, um novo projeto esta visando certas mudanças nesse quesito e as AutoEscolas podem estar correndo risco de extinção no Brasil.
Mais detalhes sobre o assunto
O texto em questão faz parte do Projeto de Lei 6485/2019, que se encontra em trâmite no Senado Federal e prevê que os brasileiros não sejam mais obrigados a frequentar a autoescola para que possam ter acesso a carteira de motorista na categoria A e B.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, atualmente, em alguns estados brasileiros o custo do documento pode chegar a R$ 3 mil, valor inalcançável para o bolso da maioria dos brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como nas autoescolas, o projeto ainda exige que os cidadãos realizem provas teóricas e práticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, esse projeto irá possibilitar que as pessoas aprendam a dirigir com um instrutor particular, que pode ser até mesmo uma pessoa da sua própria família. Isso faz com que os custos referentes à CNH sejam reduzidos drasticamente.
Mas obviamente, o instrutor escolhido deverá seguir requisitos importantes para exercer a função!
Quem pode fazer a instrução de maneira independente?
Primeiramente essa classe de instrutores independentes deverão estar ligados ao Detran. Os profissionais em questão estarão habilitados para fornecer aulas particulares para aqueles que desejam aprender a dirigir com um profissional.
No entanto, como citado anteriormente, para que o cidadão se cadastre enquanto instrutor é necessário se enquadrar em alguns critérios, como os seguintes:
- A sua habilitação deve ser da mesma categoria do candidato, sendo necessário ter o documento há pelo menos 3 anos;
- Não possuir nenhum tipo de cassação ou suspensão da CNH nos últimos cinco anos;
- Não ter nenhum tipo de processo em relação a penalidades de trânsito;
- Não estar respondendo processo por crime de trânsito.
Vale ressaltar ainda que o texto, para que seja aprovado, ainda deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça para que seja feito verificado os aspectos legais do projeto, assim como os aspectos jurídicos e constitucionais.
Caso seja aprovado nestas instâncias, por fim, seguirá para votação na Câmara dos Deputados.