Adeus
Intervenção e despedaçado pelo Banco Central: O fim de banco tradicional e 300 agências engolidas por rivais
23/04/2024 às 11h55
Uma instituição financeira encerrou suas atividades e travou uma guerra judicial contra o Banco Central
O Brasil conta com diversas instituições financeiras espalhadas pelo país, mas o número seria ainda maior se não fossem alguns que encerraram suas atividades. O Banco Central, inclusive, entrou em uma batalha judicial contra um gigante, que deu adeus a centenas de agências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos diversas empresas encararam crises financeiras, algumas delas conseguiram dar a volta por cima, mas outras não e deram adeus em definitivo. Porém, outras, mesmo após o fechamento, ainda geraram polêmicas e guerra nos tribunais.
O Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S.A., mais conhecido como Comind, surgiu em 1889, por lavradores da elite cafeeira paulista. Quase 100 anos depois expandiu suas operações após comprar o Banco Residência, que tinha sede no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira chegou a ocupar a 5° posição no ranking nacional, já que contava com mais de 17 mil funcionários espalhados em 300 agências. Até que em novembro de 1985 sofreu uma intervenção federal.
Liquidação e intervenção do Banco Central
De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, o Comind quebrou em 1985 e entrou no vermelho na conta de reservas bancárias. Esta é uma espécie de conta que todas as instituições financeiras precisam manter no Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, ainda segundo o jornal, o BC e o banco entraram em uma guerra judicial por conta do pagamento das dívidas. O motivo era por conta dos índices de correção sobre a aplicação dos juros nas dívidas. Isso porque o BC queria um índice maior e o Comind um menor.
Isso perdurou até 2000, quando o Banco Central ganhou a batalha na justiça, tendo o direito de receber cerca de 370 milhões de reais, além de R$26 milhões em honorários advocatícios.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Com a sua liquidação, o Comind teve todas as suas 300 agências fechadas e deu adeus em definitivo há quase 40 anos.
Qual banco com mais clientes no Brasil?
A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira com o maior número de clientes do Brasil, já que os números superam os 150 milhões de usuários. Já o banco digital com o maior número de clientes é o Nubank, que inclusive ultrapassou bancos tradicionais.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: