O QUE ROLOU?!

Venda a gigante e encerramento das operações: O fim de banco queridinho de aposentados do INSS após 26 anos

03/01/2024 às 6h10

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
O fim de banco tradicional, amado por aposentados do INSS, após ser vendido para gigante (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Banco gigantesco, queridinho dos aposentados do INSS, acabou se despedindo após ser vendido para outro nome forte do setor e encerrar operações

E em meados de 2007, um dos bancos mais amados pelos aposentados do INSS começou a se despedir em definitivo, após ser vendido para outro gigante do setor e encerrando suas operações, após 26 anos, para o choque de milhares de clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do saudoso Banco Cacique, criado oficialmente no ano de 1989, com a transformação da Cacique Financeira.

Isso porque ele que atuava exclusivamente no seguimento de crédito direto ao consumidor (CDC), acabou sendo transformado em um banco múltiplo, oferecendo aos seus clientes uma ampla linha de produtos, cuja sede ficava localizada na Avenida Paulista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avenida Paulista , aonde se localizava a sede do Banco Cacique (Foto Reprodução/Internet)

Avenida Paulista , aonde se localizava a sede do Banco Cacique (Foto Reprodução/Internet)

Breve História

Sua história se inicia de fato no ano de 1959, e tem relação direta com as atividades da empresa Cia. Cacique de Café Solúvel, fundada por Horácio Sabino Coimbra.

O primeiro produto a ser fabricado foi o café solúvel tipo spray. Outros vieram em seguida, como o aglomerado ou granulado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década de 70, com o lançamento da marca “CAFÉ PELÉ”, cuja qual existe até hoje, a Cia Cacique se tornou a principal exportadora brasileira do produto.

Anúncio Café Pelé de 1972 (Foto Reprodução/Anúncios antigos, Propagandas, Comerciais antigos/Pinterest)

Anúncio Café Pelé de 1972 (Foto Reprodução/Anúncios antigos, Propagandas, Comerciais antigos/Pinterest)

Em dezembro de 1984, a Cia. Cacique de Café Solúvel adquire a Tibagi Financeira, com sede em Curitiba/PR, com objetivo de diversificar as atividades do Grupo Cacique.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo em seguida, a sede foi transferida para São Paulo, já com o nome de Cacique Financeira aonde de fato iniciou a sua  atuação no Crédito Direto ao Consumidor (CDC), financiando os clientes finais de lojistas dos segmentos de:

  • Materiais para construção
  • Móveis
  • Eletrodomésticos.

Nascimento do Banco Cacique

De acordo com informações obtidas pela Wikipédia, com a sua consolidação, ela passou a atuar como um banco múltiplo, e nos anos 90 o Banco Cacique já era uma realidade.

Neste ano o banco inicia suas operações também com pessoas jurídicas, oferecendo produtos tradicionais, como conta corrente, financiamento de capital de giro, desconto de duplicatas e outros.

A transformação em Banco impulsionou as atividades de financiamento com forte expansão geográfica já em 1991, desenvolvendo grandes parcerias com lojistas de CDC e entrando em seguida no financiamento de veículos, cartão de crédito e empréstimos pessoais.

Fachada do Banco Cacique (Foto Reprodução/Internet)

Fachada do Banco Cacique (Foto Reprodução/Internet)

No ano de 1996, o Banco Cacique passou a oferecer serviços diferenciados como empréstimos pessoais utilizando os serviços de motoboy, um grande avanço para a época.

Inclusive, a empresa foi pioneira nesse tipo de operação aonde o cliente não precisava sair de casa para obter um empréstimo.

Nessa mesma época, a empresa lançou o empréstimo pessoal eletrônico, por meio do cartão FlashCard.

No fim dos anos 90  a mesma passou a atuar área de cobranças com a inauguração da Cobracred e em 2001 iniciou a operações de crédito consignado, se tornando assim o queridinho dos aposentados.

Afinal, em 2004, a empresa obteve autorização do Ministério da Previdência para operar a venda de crédito para aposentados e pensionistas do INSS, tornando a empresa uma das três maiores financeiras do país na comercialização do produto.

Inclusive, na época, o banco investiu pesado em divulgação e propaganda, contando até mesmo com a imagem de atores globais como a Nair Bello, da Globo, como podem ver no vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

Por quem o Banco Cacique foi comprado?

Como mencionamos no ano de 2007 o Banco Cacique começou a se despedir e iniciou as suas negociações de venda para o banco francês Société Générale (SG).

Além do Banco Cacique, o Grupo SG também adquiriu no mesmo período o Banco Pecúnia, que atuava no financiamento de veículos por meio da financeira Credial.

No início de 2010 os dois bancos, Cacique e Pecúnia, passaram por uma fusão operacional com o objetivo de otimizar os recursos e garantir a eficiência e rentabilidade dos negócios.

banco francês Société Générale (SG) (Foto Reprodução/Internet)

banco francês Société Générale (SG) (Foto Reprodução/Internet)

Além da unificação dos processos e equipes, as estruturas comerciais físicas da Cacique Promotora e da Credial também passaram por reestruturações.

Inclusive, de acordo com o portal UOL, nesse ínterim, 650 pessoas foram demitidas e a redução totalizava cerca de 1.180 postos de trabalho após o período de transição.

Porém, somente no dia 23 de dezembro do ano de 2011 foi que a concretização do negócio veio à tona,

A intenção do Société Générale era adquirir 100% do capital da instituição brasileira. Apesar do grupo não ter revelado ao público o valor das operações, de acordo com as apurações feitas pela EXAME, a cifra deveria ter girado na ocasião em 1 bilhão de reais.

Em fevereiro de 2015, foi anunciado o encerramento definitivo das operações do Banco Cacique, o que causou um grande choque e surpresa de clientes da época.

Em Londrina, por exemplo, alguns clientes reclamaram que o fechamento das agências foi feito de forma abrupta e alguns empréstimos contratados, antes desses fechamentos, não foram depositados na conta como podem ver no vídeo abaixo:

Thumbnail Video Youtube

 

 

aposentados
Banco Cacique
bancos
INSS

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.