Uma nova lei anunciada chega para ser terror dos motorista da Uber no Rio de Janeiro, com o fim do cancelamento de corridas
O cancelamento de corridas é algo comum de acontecer em empresas de aplicativos, como a Uber e outras gigantes no país.
Porém, um Projeto de Lei no Rio de Janeiro está visando reduzir esses casos, e vira um alerta para todos os motoristas parceiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Serviços, a partir de informações do portal ‘Tecnoblog’, traz à tona as novidades da Uber no Rio de Janeiro.
Isso porque um novo projeto prevê a indenização ao passageiro que tem a sua corrida cancelada, depois que já estava aceita.
A história da Uber
- A Uber surgiu em março de 2009, portanto está prestes a completar seus 16 anos de história;
- Chegou ao Brasil em maio de 2014, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade a receber os serviços da empresa;
- Atualmente está presente em 70 países e atende mais de 10 mil cidades todos os dias;
- A New York Stock Exchange avalia a empresa em cerca de 82 bilhões de dólares.
Proposta está em tramitação
De acordo com o portal ‘Tecnoblog’, há um novo Projeto de Lei do vereador Marcio Santos, do Rio de Janeiro, que atinge diretamente a Uber.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$32B: Nova lei anunciada em BH, MG, chega para exigir proibição em pedágios aos motoristas em 2025
● Idade máxima para dirigir, lei em vigor e +: CNH crava 3 viradas cruciais e motoristas choram em 2025
● Interdição e demolição decretada: Canetada traz 2 sentenças contra gigante em Salvador, BA, em 2025
Acontece que o texto prevê uma indenização por parte das empresas de aplicativos, aos passageiros que tenham suas corridas canceladas.
A proposta foi publicada na última segunda-feira (24), e a indenização seria de 5% do valor da corrida, quando um motorista da plataforma a cancela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O valor parece ser baixo, mas se considerar a quantidade de corridas que já no estado, certamente pesaria no bolso da Uber.
Entenda a proposta
De acordo com o texto apresentado pelo vereador Marcio Santos, do Rio de Janeiro, o valor seria de 5% do total da corrida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A indenização se transformaria em um crédito para utilizar no próprio aplicativo da Uber, podendo ser até mesmo que a próxima saia de graça.
Esse crédito não entra em vigor se o próprio passageiro cancelar a corrida ou se houver algum tipo de violação das políticas do aplicativo.
Por fim, caso entre em vigor, a proposta prevê uma multa de R$10 mil e suspensão temporária das atividades para quem não cumprir.
Conclusões finais
O vereador Marcio Santos, do Rio de Janeiro, propôs um novo Projeto de Lei que visa acabar com o cancelamento de corridas da Uber.
Isso porque traz à tona uma indenização por parte da empresa de 5% do valor da corrida aos clientes, que se transformam em crédito no aplicativo.
Quantos motoristas da Uber no Rio de Janeiro?
A Uber conta com mais de 188 mil motoristas parceiros somente no estado do Rio de Janeiro, comprovando sua força no Brasil.