Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, revela futuro dos pagamentos em 2025 e o cartão de crédito pode estar no fim
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez uma análise sobre o futuro dos pagamentos no Brasil em 2025. Ele disse que o cartão de crédito, basicamente, pode estar com os dias contados.
Destacando que, o cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros. Sendo a alternativa mais “confortável” para quem não deseja arcar com o custo total de uma compra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o pagamento pode ser feito no mês seguinte, no valor integral, ou até mesmo mais para frente, caso opte por parcelar uma conta muito grande. No entanto, o cartão pode estar ameaçado.
Cartão de crédito ameaçado
- Existem diversos meios de pagamentos além do cartão de crédito;
- Porém, ele está entre os favoritos, visto sua praticidade;
- Principalmente naquelas situações em que a pessoa não tem o dinheiro a vista;
- No entanto, uma nova ferramenta em vigor do Banco Central, pode estar deixando o cartão de crédito com os dias contados.
Campos Neto fala sobre os pagamentos em 2025
Conforme apurado pelo TV FOCO, de acordo com presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em entrevista à Folha de S. Paulo, logo mais uma ferramente poderá abolir o cartão de crédito.
Trata-se da chegada do Pix na função de cartão de crédito, que será uma realidade em todos os bancos até o fim de 2025. Atualmente, a novidade já está disponível em algumas instituições, como o Nubank.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destacando que, o Pix se tornou, além do cartão de crédito, o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Instantâneo, gratuito e seguro, a ferramente demonstra uma praticidade surreal.
O Pix, aos poucos com o desenvolvimento e aprimoramento do Banco Central, novidades surgiram, como a opção de crédito, que logo mais, conforme o presidente, poderá substituir o cartão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não precisaria mais ter o cartão, você poderia fazer a função cartão de crédito direto com o banco”, diz. Segundo ele, essa agenda evolutiva está no planejamento, mas dependerá da continuidade na próxima gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o presidente do Banco Central, a nova ferramenta planejada pra uma implementação total em 2025 facilitará a garantia do crédito para as empresas a um custo mais barato.
“Com essa plataforma, o banco pode fazer o desconto na sua própria taxa de risco. Vai baratear muito para o lojista em termos de quanto ele tem que dar de desconto para receber o dinheiro na frente”, afirma.
Como funcionará o crédito via Pix?
A nova funcionalidade do Pix permitirá que os usuários tenham um limite de crédito integrado diretamente ao sistema de pagamentos do banco.
Essa inovação eliminará a necessidade de solicitar crédito por meio de cartões tradicionais, oferecendo uma alternativa mais prática e acessível.
O consumidor poderá usar o limite para realizar pagamentos diretamente pelo Pix, simplificando transações e beneficiando tanto os compradores quanto os lojistas.
Embora o Pix já permita parcelamentos em algumas situações, essa nova modalidade promete revolucionar como o crédito é disponibilizado, reduzindo custos e aumentando a eficiência no processo.
Atualmente em fase de desenvolvimento pelo Banco Central, a novidade está prevista para entrar em operação em 2025, trazendo mais uma evolução significativa para o sistema financeiro brasileiro.
Considerações finais
O futuro dos pagamentos no Brasil está cada vez mais próximo de uma revolução, e o cartão de crédito tradicional pode realmente estar com os dias contados.
Com a introdução do Pix na modalidade de crédito, prevista para 2025, a dinâmica das transações financeiras promete se tornar ainda mais ágil, acessível e econômica.
Embora o cartão de crédito tenha sido, por muito tempo, a escolha preferida dos brasileiros por sua praticidade, o avanço do Pix sinaliza uma nova era nos pagamentos, com foco em inovação e eficiência.
Quando chega o Pix automático?
O Banco Central adiou o lançamento do Pix Automático para 16 de junho de 2025, sendo uma grande novidade muito aguardada pelos brasileiros
- O recurso permitirá a realização de pagamentos recorrentes de maneira automática, sem a necessidade de autenticação em cada transação.
- Ela se assemelha ao débito automático, mas sem as taxas associadas ao uso de cartões.
- Todos os bancos que tem o sistema PIX serão obrigados a usar essa ferramenta.
Destacando que, aquelas instituições financeiras que não se adequarem até a data de lançamento receberão multas diariamente, com um limite de 60 dias.
Para mais informações sobre o PIX e Banco Central, CLIQUE AQUI