SERÁ?!

FIM dos cartões de crédito: Novo serviço do Banco Central traz substituto crucial e + 2 viradas históricas do PIX

Banco Central traz novo serviço e 3 viradas que podem colocar os cartões de crédito na berlinda (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Banco Central traz novo serviço e 3 viradas que podem colocar os cartões de crédito na berlinda (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo serviço do Banco Central traz substituto crucial através do PIX e colocar os cartões de crédito em rota de extinção com 3 viradas.

Como muitos sabem, desde a sua criação em 2020, o PIX se tornou um dos métodos mais usados para pagamentos e transações financeiras.

No entanto, algumas viradas envolvendo a modalidade podem significar o fim dos cartões de crédito:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, a partir de informações contidas no portal Tech Tudo, a equipe especializada em tecnologia e serviços do TV Foco traz mais detalhes de como cada uma dessas viradas irão funcionar na prática e quando elas entrarão em vigor.

Como funciona o PIX por aproximação ?

Em suma, esse novo sistema baseia-se no NFC (Near Field Communication), garantindo que o dispositivo se comunique com a maquininha de pagamento:

Pix por aproximação poderá substituir os cartões de crédito (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Ameaça aos cartões de crédito:

Conforme mencionamos acima, esse novo sistema pode significar o fim do uso dos cartões de crédito e o substituir de forma crucial por uma série de vantagens e facilidades apresentadas, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o favoritismo do PIX como pagamento sem intermediários está cada dia maior. De acordo com dados do Banco Central, o aumento do Pix em transações instantâneas já está muito à frente dos pagamentos feitos com cartões.

Quando o PIX por aproximação se tornará realidade?

O recurso já está em testes há alguns meses e está disponível para usuários da Carteira do Google (Google Wallet) com contas ativas no PicPay, C6 Bank e Banco Itaú.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele também foi disponibilizado antecipadamente para clientes do Banco do Brasil em maquininhas Cielo de alguns estabelecimentos de São Paulo e Brasília.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, de acordo com o cronograma do Banco Central, o Pix por aproximação deve ser disponibilizado para todos os usuários até o dia 28 de fevereiro de 2025.

O que é o Pix automático?

O Pix automático é outra novidade que chegará para facilitar os pagamentos instantâneos em 2025.

Com a função, será possível programar pagamentos automáticos recorrentes de despesas como:

Assim, a função será uma alternativa ao débito automático, sendo oferecida como método de pagamento ao cliente na hora da contratação do serviço. 

A diferença do Pix automático para o programado é que ele funciona a partir do cadastro de uma cobrança direta por uma empresa.

Pix automático deve ser introduzido em junho de 2025 (Reprodução: Internet)

Ou seja, é o usuário quem realiza o cadastro com os dados da pessoa que irá receber os pagamentos.

Quando  o PIX automático passará a funcionar?

Espera-se que a novidade seja liberada até o dia 16 de junho de 2025.

Como funcionará o pagamento de boleto via PIX?

Por fim, o Banco Central também anunciou uma nova regra para o pagamento de boletos via PIX.

Embora já exista essa opção em muitas faturas, agora ela poderá ser utilizada através da obrigatoriedade da presença de um QR Code nos próprios boletos.

Os boletos agora terão QR Code obrigatório para pagamento (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

A alternativa possibilitará a quitação de boletos de forma instantânea, o que para muitos lugares ainda não era possível.

A previsão é que a novidade chegue até o dia 3 de fevereiro de 2025. Mas, para mais informações sobre as novas regras do PIX e do Banco Central, clique aqui.*

Considerações finais:

Em suma, as novas funcionalidades do PIX por aproximação, automático e pagamento instantâneo de boletos com QR Code — prometem transformar o setor financeiro até 2025.

Essas inovações tornam o Pix mais prático e acessível, ameaçando o uso de cartões de crédito devido à redução de custos para lojistas e maior conveniência para consumidores.

Por fim, elas tem uma previsão de implementação total até junho de 2025.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile