Você sofre com o mau cheiro nas axilas ou conhece alguém com aquele odor persistente conhecido como “cecê”? Saiba que tem solução e iremos te ensinar agora
Um dos problemas mais comuns e muitas vezes frustrante, é a presença do famoso Cecê, aquele mau odor que costuma surgir nas axilas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Embora seja frequentemente associado à falta de higiene, a bromidrose (nome técnico para o cecê) pode ocorrer por diversos fatores, incluindo:
- Alimentação;
- Uso de certos medicamentos;
- Condições médicas subjacentes.
Sendo assim, a partir de um vídeo publicado no YouTube, pelo Dr. Alan Pontes, cirurgião torácico e especialista em tratamento de excesso de suor e bromidrose, o TV Foco conseguiu selecionar algumas soluções inovadoras para resolver esse problema efetivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bromidrose a fundo:
Em síntese, a bromidrose ocorre devido à ação das bactérias sobre o suor, especialmente nas glândulas apócrinas, responsáveis pela produção de suor em áreas como axilas e virilha.
Quando essas bactérias metabolizam o suor, produzem compostos que resultam em um odor característico e forte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, para combater o mau odor de forma eficaz, existem algumas estratégias simples que podem resolver esse problema.
MAS ATENÇÃO! CASOS mais crônicos PRECISAM ser tratados com médicos especializados e, antes de fazer qualquer procedimento caseiro, o ideal é sempre buscar uma orientação de dermatologistas da sua confiança para evitar alergias na pele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção às dicas:
Veja abaixo os 4 truques para evitar o incômodo e chute para bem longe essa preocupação:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Higiene Adequada:
- Lave regularmente as axilas com sabonetes antibacterianos;
- Apare ou depile os pelos da região para evitar o acúmulo de suor e proliferação de bactérias.
2- Receita Caseira: Uma solução caseira* sugerida é a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio e suco de limão nas axilas. Portanto, a combinação ajuda a neutralizar o pH da pele e reduzir a formação de odor.
Fique até o fim da matéria para aprender a fazer essa receita*
3- Desodorantes Especiais: É recomendado o uso de desodorantes com alta concentração de alumínio para controlar o cecê, com o cuidado de observar possíveis reações na pele, como irritações.
4- Tratamento Médico: Injeções de toxina botulínica (botox) podem ser aplicadas para reduzir temporariamente a produção de suor nas axilas, diminuindo a ação das bactérias e o consequente odor.
Para casos persistentes, o uso de loções ou cremes manipulados com antibióticos pode ajudar a combater as bactérias responsáveis pelo odor.
Como preparar a receita mencionada e eliminar o Cecê?
Conforme dito acima, existe uma solução caseira que permite que você se livre do problema sem precisar gastar com desodorantes de farmácia.
Ao mesmo tempo ela ainda traz mais beleza para as axilas, uma vez que ela promove um clareamento
MAS ATENÇÃO! Essa receita não impede de você suar mas mata as bactérias causadoras do mau odor. Para preparar essa receita você vai precisar de:
- 1 copo ou recipiente limpo com capacidade para aproximadamente 250 ml
- 1 colher de Maizena (Amido de milho)
- meia colher de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de óleo de coco extra-virgem
- 5 gotas óleo de lavanda
- 5 gotas de óleo de limão siciliano
Modo de preparo:
1- Misture inicialmente a Maizena, com óleo de coco e o bicarbonato até formar uma pastinha consistente
2- Adicione as gotinhas dos demais óleos (lavanda e limão)
3- Guarde em um recipiente com tampa para poder usar diariamente
Para aplicar você irá fazer da mesma forma que você costuma fazer com os desodorantes comuns.
ALERTA EXTRA! Por ser uma misturinha caseira, pode ser que ele altere a coloração, mas não se preocupe pois ele tem uma validade de 1 mês.
Considerações Finais
- Em suma, o mau cheiro nas axilas, conhecido como bromidrose, pode ser causado por diversos fatores e tem soluções eficazes.
- Além disso, uma boa higiene, o uso de desodorantes específicos e receitas caseiras com bicarbonato e óleos essenciais podem ajudar a controlar o odor.