Mudança nos vidros do carro e fim da CNH antecipado causa impacto nos motoristas
Uma nova lei de trânsito está causando um grande impacto nos motoristas, que precisam ficar atentos a validade de sua CNH, já que o seu prazo foi reduzido e também a mudança no vidro dos carros, para que esteja tudo regularizado.
A medida que o tempo vai passando é comum que haja alterações nas normas, já que identificam algo que possa ser feito para melhorar a condução, por isso é importante sempre estar atento em todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Jornal do Carro’, o Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) estabeleceu novas leis para o uso do insulfilm nos vidros, com a atualização da resolução 960/2022, onde entra em vigor o percentual mínimo de luz exigido na película.
Vale lembrar que quanto mais o percentual estiver próximo do zero, mais escuro o insulfilm fica, por tanto dificulta quem está fora do veículo saber o que há ou quantas pessoas tem dentro do carro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Conatran reduziu de 75% para 70% nas áreas que fazem parte da visão do motorista, como os vidros em que se olha o retrovisor e também o da frente. Já os vidros traseiros o percentual permitido segue em 28%.
Além disso, é proibido andar com o insulfilm cheio de bolhas, sendo necessário fazer a remoção da película do vidro e colocar outra, caso deseje por isso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nada de desconto no salário: Lei trabalhista em vigor traz 12 casos onde CLTs podem faltar sem afetar a renda
● IPVA 2025 quase de graça: Governo libera desconto em 2 passos pra salvar 1,7M de motoristas até 30/12
● Multa de R$1mil e proibição: Eduardo Paes crava lei de trânsito que atinge em cheio motoristas no RJ HOJE(16)
A CNH também passou por mudanças, já que a sua renovação voltou a ser de no máximo 30 dias após o vencimento, ocorrendo uma antecipação em relação ao que estava acontecendo durante o período da pandemia da Covida-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra mudança celebrada pelos motoristas é que aqueles condutores com até 49 anos de idade só vão precisar renovar o documento após 10 anos. entre 50 e 69 a renovação acontece a cada 5 anos e após essa idade é de 3 em 3 anos.
Quanto custa para tirar a CNH?
O valor para tirar a CNH varia de acordo com o estado, mas é em média cerca de R$ 2.600.