Tente não se impactar ao saber detalhes sobre os veículos que não contam com obrigatoriedade da CNH
Sabemos bem que, um dos grandes sonhos da maioria dos cidadãos, é conseguir tirar a sua carteira de motorista, a CNH.
Dessa forma, é muito importante que todos saibam que simplesmente o documento deixa de ser obrigatório a esses veículos e milhares comemoram nova lei. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, de acordo com o Jornal Contábil, a atualização das classificações de veículos de duas rodas, como ciclomotores e bicicletas elétricas, conforme estabelecida pelo Contran, visa trazer clareza e simplicidade às regras de registro e licenciamento desses meios de transporte.
Dessa forma, se torna é essencial para garantir que os cidadãos possam utilizar esses veículos de forma segura e de acordo com a legislação.
Pois bem, segundo o que diz a nova resolução, as classificações ficam definidas da seguinte maneira:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1- Ciclomotor: Veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não excede a capacidade máxima de 50 cm³, e sua velocidade é limitada a 50 km/h. Esses veículos são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância.
2- Bicicleta: As bicicletas são veículos movidos exclusivamente pela força humana, equipados com duas rodas e não se assemelham a motocicletas, motonetas ou ciclomotores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
● Melhor que 13° e 14° salário: Governo anuncia pagamento EXTRA de R$1.502 em 4 passos em 2025
● Adeus só R$ 1.412: Aposentadoria do INSS, BPC e +5 benefícios garantem reajuste histórico na era Lula
3- Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: Essa categoria inclui patinetes, skates e monociclos que possuem um motor para sua propulsão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual modelo pode ser usado sem carteira?
Portanto, é muito importante deixar claro que, para a grande maioria das motocicletas, ciclomotores e motonetas, a posse de habilitação é um requisito OBRIGATÓRIO.
Ou seja, qualquer pessoa que deseje pilotar esses veículos deve possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação.
Contudo, de acordo com o portal Motos 2023, APENAS as bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards não se encaixam nessa regra, ou seja, eles podem serem conduzidos sem o documento.
Pois bem, agora que você já tem essa informação de tamanha importância, basta usufruir do seu veículo da melhor forma possível.