Conheça os chás poderosos, com ingredientes baratinhos e acessíveis, cujos quais salvam a saúde e bem estar dos idosos 60+, os livrando do colesterol alto
A partir dos 60 anos, o controle do colesterol se torna ainda mais importante para prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, que estão entre as principais causas de morte no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
Isso porque, embora o colesterol seja essencial para o funcionamento do organismo, níveis elevados de LDL (o “colesterol ruim”) podem formar placas nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo e sobrecarregando o coração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, adotar um estilo de vida saudável, incluindo opções acessíveis como chás naturais, é ideal para reduzir o colesterol.
A partir de informações divulgadas pela nutricionista Jamile Ruffo, a equipe especializada em beleza do TV Foco, compartilha agora duas receitas práticas, feitas com ingredientes baratinhos e fáceis de encontrar.
MAS ATENÇÃO! Conforme sempre frisamos, as receitas naturais aqui contidas precisam ser testadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, muitos desses ingredientes podem trazer alergias ou causar problemas maiores, dependendo do organismo.
Além disso, o TV FOCO sempre enfatiza que em casos mais acentuados, a procura por um especialista é fundamental.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Chá Verde:
Rico em antioxidantes, como as catequinas, o chá-verde ajuda a diminuir os níveis de LDL e evita a oxidação do colesterol, um dos primeiros passos para problemas cardíacos. É uma solução simples e econômica para melhorar a saúde do coração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de chá-verde (encontrado em mercados ou lojas naturais).
- 1 xícara de água.
- Suco de meio limão (opcional).
- Modo de preparo: Ferva a água, em seguida, adicione o chá-verde e desligue o fogo. Abafe por 10 minutos, coe e, se quiser, acrescente limão.
2. Chá de Dente-de-Leão
Por fim, com propriedades diuréticas e hepatoprotetoras, o dente-de-leão estimula o fígado a metabolizar gorduras e reduzir o colesterol total. É uma erva acessível e com múltiplos benefícios para a saúde.
Ingredientes:
- 2 colheres de chá de raiz de dente-de-leão (triturada ou em pó).
- 200 ml de água fervente.
- Modo de preparo: Coloque o dente-de-leão na água fervente. Em seguida deixe em infusão por 10 minutos. Coe antes de beber.
Quais outras medidas são indicadas aos 60+ para combater o colesterol?
Além dos chás mencionados acima, demais hábitos precisam ser praticados:
- Consuma até 500 ml por dia para evitar efeitos colaterais.
- Inclua na dieta alimentos ricos em fibras, como aveia, frutas e vegetais, que também são baratos e ajudam no controle do colesterol.
- Pratique atividades físicas regulares, como caminhada, que não demandam custos e são altamente eficazes.
Considerações finais:
Em suma, para controlar o colesterol não precisa ser caro ou complicado. Com ingredientes acessíveis como chá-verde e dente-de-leão, aliados a uma rotina saudável, é possível reduzir os riscos de problemas cardiovasculares e promover o bem-estar geral.
Faça dessas soluções simples parte do seu dia a dia! Mas, para mais dicas como essa de saúde e bem estar, clique aqui*.