CONFIRA!
Adeus, conta de luz: Fim do pagamento cai como presente a aposentados do INSS e milhares já podem solicitar
22/09/2024 às 0h36
Uma lista de aposentados do INSS podem garantir isenção no pagamento da conta de luz. Milhares de beneficiários já podem solicitar o benefício e garantir descontos impressionantes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgão do Governo, responsável por gerir a seguridade social do país. Dessa vez, falaremos sobre o fim do pagamento da conta de luz a uma lista de aposentados da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Milhares de beneficiários já podem solicitar o benefício e garantir esse presentão.
Sem sombra de dúvidas, os boletos de água e luz estão entre as maiores dores de cabeça dos brasileiros. No entanto, uma lista de aposentados do INSS possuem o direito de receber uma boa isenção no pagamento dessas contas. Os beneficiários de baixa renda, possuem algumas vantagens a mais na instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Governo, atualmente o salário mínimo dos trabalhadores em atividades, aposentados e pensionistas é de R$ 1.412 por mês. Por isso, equilibrar as dívidas e organizar as prioridades se torna essencial todos os meses, já que o valor pago mensalmente pelos patrões e INSS não é lá dos melhores.
Benefício de Prestação Continuada
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), é um benefício social pago aos idosos acima dos 65 anos e pessoas com deficiência. Para o idoso, o primeiro requisito é a idade, enquanto o segundo é a condição em que se vive. Esse auxílio é pago pelo INSS, no valor de um salário mínimo. Esses beneficiários podem ganhar um grande desconto na conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, quem tem direito à isenção na conta de luz?
Para quem não sabe, o programa da Tarifa Social foi criado para os consumidores de baixa renda e oferece descontos de até 100% na conta. Esse benefício é disponibilizado de acordo com o consumo mensal e varia entre cada família que viva em ambientes residenciais.
Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, o foco é a subclasse social, além de grupos específicos, como aposentados e PCDs que preencham requisitos de renda mensal. É necessário estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico), que controla a ação social.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim da idade mínima no INSS: Nova lei em 2024 revoluciona aposentadoria no Brasil
● INSS confirma: Nova lei decretada faz brasileiros se aposentarem 10 anos mais cedo
● Lula e Tebet desesperados: Atraso em pagamento do INSS atinge 1,8M de beneficiários em NOVEMBRO
Isenção na conta de luz
A isenção do custeio da conta de luz, varia de acordo com o consumo mensal de energia elétrica por quilowatts-hora por mês (kWh/mês):
- Consumo de 0 a 30 KWh: 65% de desconto;
- Consumo de 31 kWh a 100 kWh: 40% de desconto;
- Consumo de 101 kWh a 220 kWh: 10% de desconto;
- Consumo a partir de 221 kWh: sem descontos.
Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendam aos requisitos tem desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês.
- Consumo de 0 a 50 KWh: 100% de desconto;
- Consumo de 51 kWh a 100 kWh: 40% de desconto;
- Consumo de 101 kWh a 220 kWh: 10% de desconto;
- Consumo a partir de 221 kWh: sem descontos.
Como solicitar o desconto na conta de luz?
De acordo com o ‘UOL’, os descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica já estão sinalizados na conta de luz. Não há necessidade de se inscrever no TSEE. Na descrição “Classe”, deve aparecer a indicação de “Tarifa Social”.
Caso a classe não tenha o “Tarifa Social” e o beneficiário se enquadre nos requisitos, basta atualizar o CadÚnico. Depois disso, o beneficiário deverá entrar em contato com a empresa de energia elétrica e informar seus dados.
Como atualizar o BPC?
Beneficiários do BPC devem atualizar o seu cadastro a cada dois anos. Para fazer isso de forma online, deve-se acessar a seção “Revisão do BPC” no site ou aplicativo Meu INSS, inserir seu CPF e seguir as orientações. Além disso, podendo também realizar a atualização em uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao posto de atendimento do CadÚnico do seu município.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.