Ninguém sabia
Fim da Carteira de Trabalho: A extinção de documento CRUCIAL dos brasileiros e o substituto já em VIGOR
29/11/2023 às 20h55
Extinção da carteira de trabalho tem determinação crucial e brasileiros nem sabiam
Poucas pessoas sabiam que o fim da carteira de trabalho física já está em vigor, mas praticamente nenhuma pessoa segue a nova modalidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que as coisas foram se atualizando e novas tecnologias chegaram para facilitar a vida das pessoas, inclusive na carteira de trabalho.
De acordo com informações do portal Tangerino, a Carteira de Trabalho Digital é uma versão digitalizada do instrumento que documenta e comprova a existência de uma relação trabalhista entre uma pessoa e uma empresa contratante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, praticamente tudo é feito de forma digital, e isso inclui:
- regulamentar o trabalho ou emprego de cada cidadão;
- apresentar informações sobre a jornada de trabalho, funções e outros pontos do contrato;
- garantir que o trabalhador tenha acesso ao seguro-desemprego, ao FGTS e a outros benefícios previdenciários.
E QUANDO ISSO FOI OFICIALIZADO?
O uso da Carteira de Trabalho Digital foi oficializado com a publicação da Portaria n° 1.065, em 23 de setembro de 2019. Entre outras questões, o texto legal determina que:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ela é equivalente à Carteira de Trabalho emitida em meio físico, ou seja, aquela de papel;
- Ela é automaticamente emitida para todos os cidadãos e cidadãs que tenham um CPF, porém, é preciso habilitar essa carteira;
- A única forma de identificação da mesma é o próprio CPF. Sendo assim o número de cadastro é a informação a ser fornecida e usada quando do início de uma nova relação empregatícia.
Caso você tenha a carteira de trabalho digital, você não precisa da física, a CTPS Digital permite que o trabalhador tenha acesso ao histórico trabalhista e a informações como salário e registro de férias, tudo em tempo real e sem burocracia.
Podemos dizer que a CTPS física se aposentou. Ela parou de ser fabricada em setembro de 2019, e as anotações de contratação e dispensa de empregados passaram a ser feitas de forma digital, por aplicativo ou internet.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das férias e FGTS: Lei trabalhista traz 14 atitudes para demissão por justa causa e perda de 2 benefícios
● Nova obrigação e proibição a patrões: Lei trabalhista em vigor em 2024 traz 3 viradas nas férias CLT
● Mais de R$3 mil: Pagamento da 3ª parcela do 13º salário é garantida a CLTs em 1 passo
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]