ADEUS!

FIM da CNH antecipadamente: Nova lei de trânsito, em vigor, atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos em 2024

20/07/2024 às 0h12

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei de trânsito atinge motoristas de 50, 60 e 70 anos em 2024 - Foto: Internet

A nova lei da Carteira Nacional de Habilitação chega como uma bomba aos idosos que dirigem e precisam estar atentos as regulamentações

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem sombra de dúvidas, é um dos principais documentos para todos os motoristas. Afinal de contas, trafegar sem ela pode render multa pesada, reclusão do automóvel e outra série de punições que podem sair caro no bolso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar no documento, os idosos 60+ precisam estar em alerta com a lei de trânsito que decreta que a habilitação pode ser arrancada de você antecipadamente. Acontece que, a legislação impõe novas exigências para a renovação da habilitação nas faixas etárias de 50, 60 e 70 anos em 2024, gerando debate a respeito da capacidade dos motoristas mais experientes em manterem suas habilitações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoas com +50 precisam saber dessa lei da CNH (Foto: Divulgação)
Pessoas com +50 precisam saber dessa lei da CNH (Foto: Divulgação/Internet)

A grande realidade é que, a Lei de trânsito para Idosos em 2024 trouxe mudanças significativas e que impactam diretamente a vida de muita gente. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implementado pela Lei nº 9.503 e vigente desde 1997, não há limite de idade para dirigir, mas, aos idosos é preciso a renovação da CNH de forma mais frequente.

Dessa forma, para garantir uma segurança mais no trânsito, novas regras para a renovação foram estabelecidas. Confira a seguir: 50 a 69 anos: renovação a cada 5 anos; 70 anos ou mais: renovação a cada 3 anos. Para garantir uma maior flexibilidade, é possível conseguir 50% de desconto na taxa de renovação para idosos entre 50 e 70 anos.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RENOVAÇÃO CNH IDOSOS

O processo para a renovação do documento pode variar conforme cada estado. E, para dar início ao procedimento, é necessário agendar um horário de atendimento em uma das unidades do Detran com os seguintes documentos em mãos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Documento de identificação com foto e assinatura;
  • CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de residência.

Idosos podem tirar a CNH de graça?

A resposta para essa pergunta é sim. O fato é que, existem algumas cidades com até 50 mil habitantes, onde os idosos com 65 anos ou mais e renda familiar per capita de até 1 salário mínimo, podem ter o documento gratuito.

Para pedir, basta procurar o Detran do seu município e verificar os documentos necessários. A gratuidade se aplica somente à taxa de exame de aptidão física e mental. Logo, os idosos precisam pagar as demais taxas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

CNH

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.