ALERTAS
Fim da CNH e 5 alertas caem como uma bomba aos motoristas hoje (28/09)
28/09/2024 às 19h31
Todo brasileiro que completa 18 anos e se matricula em uma autoescola, pode tirar a CNH
Além de ser usada como aptidão para uma pessoa conduzir veículos automotores, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) serve como documento civil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acaba de definir novas regras que atingem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação para alguns automóveis de acordo com informações do portal UOL.
Dessa forma, a Resolução nº 996/2023 traz mudanças nas normas de trânsito, com foco em aprimorar a diferenciação entre diversas categorias de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desse cenário, surge uma curiosa e atraente opção: motos que não necessitam de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para sua condução.
Primeiramente, para pilotar veículos ciclomotores, é necessário possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa exigência também se aplica ao registro e emplacamento desses veículos, garantindo que os condutores tenham o treinamento necessário para a segurança nas vias públicas.
Entretanto, a exceção vai para:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário mínimo com valor MAIOR do que o esperado e + 1 extra: Trabalhadores soltam fogos com 2 viradas em 2025
● Adeus: O fim de serviço popular da 99 no Brasil após não suportar concorrência com gigante dos apps
● Atenção, prazo para derrubar valor do IPTU de 2025 está se esgotando: 4 passos simples revelados
- Bicicletas elétricas e tradicionais;
- Patinetes;
- Monociclos e hoverboards;
Desse modo, os veículos citados acima podem ser conduzidos sem a necessidade de CNH.
AFINAL, QUAIS SÃO OS 5 ALERTAS URGENTES AOS MOTORISTAS?
De acordo com informações do portal Garagem 360, a Câmara Municipal de Boa Vista aprovou uma lei que regulamenta o uso de ciclomotores e bikes elétricas.
O intuito é atender a alta demanda desses veículos na região, sem prejudicar a circulação de pedestres e o fluxo do trânsito. Em resumo, espera-se criar uma mobilidade eficiente e sustentável. Veja os 5 alertas:
- Uso obrigatório de equipamentos de segurança;
- Preferência aos pedestres e ciclistas;
- Respeito à sinalização das ciclovias e ciclofaixas;
- Uso de equipamentos de iluminação noturna dianteira e traseira;
- Limite de velocidade e equipamento de alerta sonoro;
Os órgãos de trânsito de Boa Vista serão responsáveis por fiscalizar a lei, agindo de acordo com as penalidades e medidas administrativas que constam no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e conforme as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu novas regras que atingem a necessidade da Carteira Nacional de Habilitação para alguns automóveis
Desse modo, bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards, ou seja, podem ser conduzidos sem a necessidade de CNH.
No município de Boa Vista, foi criada uma lei com 5 alertas que regulamentam o uso de ciclomotores e bikes elétricas.
TEM CNH SOCIAL EM TODO ESTADO?
Portanto, apesar de ser um benefício que já ajudou muitos motoristas, não é todo Estado que possui CNH Social.
Sendo assim, para saber se o seu é um dos selecionados, precisa acessar a página do Governo Estadual.
Espírito Santo faz parte de uma seleta lista de estados que oferta o benefício. Milhares já foram contemplados e é um programa que deve ajudar muito mais pessoas.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]