Fim do CNH para os motoristas com ESSES veículos
As mudanças recentes na legislação de trânsito de 2023 trouxeram consigo significativas alterações quanto à necessidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para determinados tipos de veículos, gerando dúvidas e inquietações entre os condutores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, ajustes na cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a criação de uma nova classificação para ciclomotores pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ampliaram o escopo de responsabilidades dos motoristas.
A partir de julho de 2023, veículos como as scooters elétricas, anteriormente classificadas como bicicletas elétricas e dispensadas de registro, habilitação e pagamento do IPVA, serão reclassificados como ciclomotores. Isso implica na obrigatoriedade de registro, habilitação e pagamento do IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Risco à saúde: A intervenção da ANVISA contra marca tradicional de alimentos e comunicado da empresa
A definição de categorias de veículos ficou dessa forma:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
- Ciclomotor: Veículo de 2 ou 3 rodas com motor de até 50cm³ e velocidade máxima limitada a 50km/h.
- Bicicleta: Veículo movido exclusivamente pela força humana, sem semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.
- Patinetes, monociclos motorizados, skates: Dispositivos de mobilidade individual autopropelidos.
Apesar dessas mudanças, a CNH continua sendo um documento de extrema importância, comprovando a aptidão do motorista para dirigir e especificando as categorias de veículos autorizadas. Além disso, a validade da CNH foi estendida, variando de acordo com a idade do condutor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Motoristas com menos de 50 anos têm uma validade de 10 anos, entre 50 e 70 anos a validade é de 5 anos, e acima de 70 anos a renovação deve ocorrer a cada 3 anos.
Além disso, a nova legislação também trouxe mudanças na forma como os ciclomotores são diferenciados de bicicletas elétricas, facilitando a regularização e fiscalização desses veículos.
Essas transformações legais exigem que os motoristas estejam atentos às novas regras e às obrigações legais relacionadas à CNH, IPVA e classificação de veículos. Manter-se informado é crucial para uma condução segura e em conformidade com as leis de trânsito em constante evolução.
É O FIM DA CNH: Nova LEI em vigor libera esses veículos do uso obrigatório do documento AGORA