Milhares de veículos não precisarão mais de CNH no Brasil e mudança no IPVA acontece
Uma nova lei sobre a obrigatoriedade da CNH atinge diversos motoristas e milhares de veículos e isso impacta diretamente na mudança do IPVA.
Acontece que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou uma resolução sobre a diferença de alguns veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo reportagem do Auto Esporte, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução para diferenciar ciclomotores de bicicletas elétricas e outros veículos e assim facilitar a regularização e a fiscalização nos próximos anos.
A principal novidade é que agora há critérios claros que definem se determinado tipo de veículo terá que ser emplacado e se os condutores vão precisar precisar ter CNH de categoria A ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).
Segundo Adrualdo Catão, Secretário Nacional de Trânsito, a nova resolução vai substituir a 947, de 28 de março de 2022. “De lá para cá houve uma enxurrada de novos equipamentos no mercado sem passar pelos trâmites necessários. Chegaram como brinquedos, equipamentos eletrônicos, tudo sem passar pelo Senatran”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS O QUE MUDA?
Acontece que com a nova resolução, algumas regras para a obrigatoriedade da CNH mudam imediatamente, segundo informações do E360, ficam definidos como:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ciclomotor: veículo de duas ou três rodas com motor de até 50 cm³ limitada a uma velocidade máxima de 50km/h.
- Bicicleta: veículo de propulsão humana, dotado de duas rodas, não sendo, para efeito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), similar à motocicleta, motoneta e ciclomotor.
- Equipamentos de mobilidade individual autopropelidos: patinetes, skates e monociclos motorizados.
A partir de julho desse ano, os veículos que não são dotados de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala e contar com indicador de velocidade passam a ser considerados ciclomotores, ou seja, a scooter elétrica vai precisar de emplacamento e habilitação dos condutores, pagando o IPVA também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter ideia, foram 24.958 bicicletas elétricas montadas no Brasil em 2022, apenas três unidades a mais do que no ano anterior. E, deste total, 10.847 foram produzidas no Polo Industrial de Manaus, enquanto que 14.111 foram produzidas fora do Polo.