Fim da conta de luz para idosos 60+
Um anúncio recente sobre a possibilidade de brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) obterem isenção total da conta de luz tem provocado grande alvoroço. Ocorre que os idosos estão incluídos nesses grupos e em 3 passos simples é possível salvar o bolso.
Por meio de parcerias com empresas privadas e públicas, o Governo Federal constantemente estabelece políticas públicas direcionadas a idosos de baixa renda ou com deficiência, com o simples intuito de facilitar a distribuição dos gastos para outras necessidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Fim da CONTA de luz: Lei entra EM VIGOR e milhares de IDOSOS ficam em festa com corte no pagamento
Este benefício é especialmente voltado para famílias registradas no Cadastro Único, com uma renda mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional.
Além das famílias de baixa renda, o programa estende seus benefícios a outros grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma extensão significativa do programa também cobre famílias com um rendimento de até 3 salários mínimos que têm em casa pessoas com doenças ou deficiências que exigem o uso constante de aparelhos elétricos de acordo com informações do portal UOL.
Trata-se do Programa Tarifa Social, onde é possível ter descontos generosos na conta de luz. A estrutura de descontos é ajustada de acordo com o consumo de energia da família. O maior desconto é oferecido para os menores consumos, incentivando as famílias a serem mais conscientes no uso da energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por exemplo, famílias que consomem entre 0 e 30 kWh por mês podem receber até 65% de desconto em suas contas, enquanto aquelas com um consumo entre 31 e 100 kWh recebem um desconto menor, e assim por diante. Porém, é importante destacar que para consumos acima de 221 kWh por mês, o desconto não é aplicável.
QUAIS SÃO OS 3 PASSOS SIMPLES?
Em momentos de crise econômica, qualquer alívio no orçamento das famílias brasileiras é bem-vindo. Para ser elegível a essa redução na fatura de energia, é fundamental que a pessoa esteja devidamente inscrita no CadÚnico. É importante pontuar que esse benefício é aplicável apenas a residências.
- Para fazer a solicitação, deve-se ir à unidade do Cadastro Único de seu município;
- Levar documentação (Identidade e documentos que comprovem os pré-requisitos do programa Tarifa Social);
- O desconto é feito automático. Ao se mudar para um endereço, a conta tem que estar no nome do beneficiário inscrito no CadÚnico. Caso contrário, a tarifa social não é aplicada. Para corrigir o problema, é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia;