Os brasileiros foram surpreendidos com uma verdadeira novidade sobre a conta de luz. Isso porque o governo crava decisão sobre o fim do imposto e para ter acesso à isenção, basta ver os passos a seguir
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que todo mundo teme as contas no final do mês. Sem sombra de dúvidas, uma das dívidas que gera mais dores de cabeça é a de luz, principalmente, em função dos altos valores cobrados pelas companhias de energia elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste sentido, neta manhã, falaremos sobre uma verdadeira novidade cravada aos brasileiros. Isso porque milhões de pessoas espalhadas pelo país podem conseguir suspender a cobrança da conta de luz durante todo o ano. Segundo as informações do portal ‘FDR’, esse benefício é uma decisão do Governo Federal e chega para milhares.
Vale dizer que, inclusive, além da possibilidade de uma isenção total na conta de luz, aqueles que não conseguirem tal, podem ter descontos bastante significativos na tarifa. Aliás, é importante destacar que, como se trata de uma iniciativa da União, todas as concessionárias de energia elétrica devem conceder os descontos aos cidadãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, a decisão do Governo crava um programa que oferece descontos de até 100% na conta de luz, o que significa que o cidadão definitivamente não pagaria pelo consumo, tendo uma isenção total do tributo. Vale dizer que, essa iniciativa é voltada às famílias de baixa renda e apenas os consumidores residenciais poderão se beneficiar.
A Tarifa Social de Energia Elétrica
Para os brasileiros conseguirem acesso a esse benefício, é necessário que ele seja de família de baixa renda, além de inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ou no bolsa Família. Ou famílias com renda de até 3 salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência, que necessite de aparelhos que consumam energia elétrica para o tratamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o desconto. É válido também ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e procurar saber como funciona a isenção na sua região.
Os descontos variam de acordo com o consumo de energia, conforme abaixo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
- 65% de desconto para consumo mensal entre 0 e 30 kWh;
- 40% de desconto para consumo mensal entre 31 e 100 kWh;
- 10% de desconto para consumo mensal entre 101 e 220 kWh;
- Acima de 221 kWh não há descontos oferecidos.
Vale dizer que, para as famílias indígenas ou quilombolas o desconto pode ser total, ou seja, uma isenção de 100% da tarifa. Lembrando que os dados do CadÚnico precisam estar atualizados e a seleção é automática. Caso uma família atenda aos requisitos e não for contemplada, um titular poderá se dirigir até a sede da concessionária de energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como economizar energia?
- Valorize a iluminação natural;
- Faça trocas de lâmpadas por mais econômicas;
- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada e tenha atenção ao estado dos eletrodomésticos.