CONFIRA!
Fim da era do cartão de crédito e débito: Banco Central emite comunicado com substituto n°1 a brasileiros
05/02/2025 às 20h44
![Imagem PreCarregada](https://statics.otvfoco.com.br/2024/12/Banco-Central-e-cartao-de-credito-Foto-Reproducao-Internet-150x79.jpg)
Banco Central crava comunicado com substituto número 1 do cartão de crédito e débito. A seguir, veja todos os detalhes sobre o anúncio
Entre as diversas modalidades de pagamento disponíveis aos consumidores, o cartão de crédito e débito se destacam como ferramentas convenientes e amplamente utilizadas para transações diárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto o cartão de débito realiza transações imediatas, descontando o valor da conta bancária, o cartão de crédito oferece a possibilidade de realizar compras a prazo, com um limite pré-definido.
Esse limite funciona como uma linha de crédito temporária, permitindo que o consumidor pague pelos produtos ou serviços adquiridos dentro de um período de tempo determinado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O usuário fica com a responsabilidade de quitar o valor total ou parcelado, conforme as condições estabelecidas pela instituição. Contudo, um novo meio de pagamentos vem se popularizando.
Conforme apurado pelo TV FOCO, o Banco Central informou que um substituto pode ocupar o lugar do cartão de crédito e débito, surpreendendo os adeptos aos meios de pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Cuidado”: Banco Central emite comunicado com 3 alertas e proibição vital nas cédulas do real em 2025
● “O banco deve encerrar”: Comunicado do Banco Central traz 2 alertas para fechamento de contas na Caixa e+
● “A partir do dia 13”: Decreto do Banco Central liga alerta à lista de brasileiros com dinheiro na Caixa e+
![Alerta sobre cartões de crédito](https://statics.otvfoco.com.br/2024/12/Alerta-sobre-cartoes-de-credito-966x507.jpg)
Substituto n°1 do cartão de crédito e débito
De acordo com o Banco Central, a cada ano desde, o Pix ganha mais espaço, e foi considerado a forma de pagamento mais usada segundo a autarquia, superando o cartão de crédito e débito.
Essa informação vem da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo BC. De acordo com o estudo, 76,4% dos brasileiros utilizam o Pix, e para 46% dessas pessoas, ele é o meio de pagamento mais frequente.
Em comparação, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) acaba sendo usado por 68,9% da população, sendo o mais utilizado por 22% dos entrevistados.
Vale lembrar que, na última pesquisa, realizada em 2021, o Pix ainda era recente, com apenas 46% da população utilizando o serviço e 17% o considerando o meio mais frequente de pagamento.
Mesmo com o crescimento do Pix e a evolução das opções de pagamento, o dinheiro ainda mantém sua relevância no Brasil.
![PIX - Banco Central (Foto: Mercado Hoje)](https://statics.otvfoco.com.br/2024/11/PIX-Banco-Central-966x507.jpg)
Segundo o levantamento, 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens utilizam cédulas e moedas do Real. A pesquisa também revelou os meios de pagamento mais populares entre os brasileiros, veja:
- Pix: 76,4%
- Cartão de débito: 69,1%
- Dinheiro: 68,9%
- Cartão de crédito: 51,6%
- Débito automático: 32,8%
- Outras transferências eletrônicas: 15,8%
- Vale-refeição ou alimentação: 14,7%
- Outros meios: 0,2%
A pesquisa foi realizada entre 28 de maio e 1º de julho de 2024, com 2 mil pessoas, sendo mil delas caixas de estabelecimentos comerciais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1%.
O objetivo do Banco Central é melhorar constantemente a gestão do meio circulante brasileiro e aprimorar a divulgação das características das cédulas e moedas do real.
Considerações finais
- O Banco Central revelou que o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, superando o cartão de crédito e débito.
- A pesquisa mostrou que 76,4% da população usa o Pix, com 46% considerando-o o método mais frequente.
- Embora o Pix tenha ganhado espaço, o dinheiro em espécie ainda é amplamente usado, e os cartões de débito e crédito continuam populares.
![Banco Central (Foto: Reprodução / Globo)](https://statics.otvfoco.com.br/2025/01/Banco-Central-do-Brasil-966x483.jpg)
Como entrar em contato com o Banco Central?
É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.
Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial, ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.
Por fim, confira mais matérias sobre o Banco Central clicando aqui!
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.