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Fim da linha após décadas: As 10 motos amadas pelos motoqueiros ANIQUILADAS ao não resistirem a Honda

14/11/2023 às 21h00

Por: Diego Laureano
Motos e logo da Honda (Foto: Reprodução / Internet)
Motos e logo da Honda (Foto: Reprodução / Internet)

Fim da linha após décadas

As 10 motos amadas pelos motoqueiros aniquiladas ao não resistirem a Honda. Com uma nova legislação, a montadora conseguiu sair na frente dos concorrentes.

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Isso porque as motos carburadas devem sair de linha até dezembro de 2023, após entrar em vigor a fase M5 do controle de emissões Promot (Programa de Controle de Poluição por Motocicletas, Motociclos e Ciclomotores) que coloca fim nas motos alimentadas por carburador no Brasil.

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Acontece que as carburadas dificilmente conseguirão atender às novas e rigorosas exigências do programa quanto emissões de gases poluentes. Para se adaptarem, teriam o desempenho dos motores profundamente prejudicado e demandariam altos investimentos em pesquisas e projetos.

Importante destacar que a regra vale apenas para motos fabricadas a partir de janeiro deste ano. Sendo assim, modelos fabricados antes da data e que permaneceram nas lojas podem ser vendidos normalmente.

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A legislação afeta as marcas de várias formas. A maioria das fabricantes não terá impacto em seu lineup, pois já atualizaram os carburadores pela injeção eletrônica em todos seus modelos, sendo o caso da Honda, Yamaha, Kawasaki, Suzuki, Triumph, BMW, Harley-Davidson, Ducati entre outras.

Enfim, carburador será item de museu e componente restrito às motos que não circulam em vias públicas, como alguns modelos de competição (Foto: Reprodução / Internet)

Enfim, carburador será item de museu e componente restrito às motos que não circulam em vias públicas, como alguns modelos de competição (Foto: Reprodução / Internet)

QUAL SÃO AS RIVAIS DA HONDA QUE SERÃO MAIS ATINGIDAS?

Porém, a marca mais atingida é a Shineray, que usa carburadores em praticamente todos seus modelos à venda no país de acordo com informações do portal Moto Online. Acontece que a empresa se pronunciou e destacou que já está se enquadrando nas exigências.

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“Em cumprimento ao que determina a fase 5 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot), instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a Shineray do Brasil informa que os novos modelos de motocicletas desenvolvidos pela montadora, a partir de 2023, serão 100% adequados ao que determina a norma vigente e chegarão ao mercado com novas tecnologias, visando sempre o melhor para os consumidores e fãs da marca”, diz o comunicado.

“Todos os demais modelos em portfólio, já homologados e em estoque, por sua vez, serão comercializados normalmente até o prazo final previsto pela Resolução de nº 493 do Conama, o qual se encerra a partir de 1º de janeiro de 2025″, concluiu.

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Outra marca que deve ter ajustes é a HaojueO programa foi empregado no início dos anos 2000 com o objetivo de reduzir as emissões de gases poluentes de motos aqui no país. O seu início já retirou das ruas as motocicletas com motores 2 tempos e segue aposentando novos modelos a cada atualização.

Atualmente está chegando em sua fase 5, alinhada com a Euro5 (iniciativa vigente na Europa). Portanto, a Honda segue sendo uma das líderes no mercado, atendendo as exigências expostas.

Caso da Shineray é o mais grave, já que mesmo seus lançamentos mais recentes (como a SHI 175 da foto) são alimentados por carburador (Foto: Reprodução / Internet)

Caso da Shineray é o mais grave, já que mesmo seus lançamentos mais recentes (como a SHI 175 da foto) são alimentados por carburador (Foto: Reprodução / Internet)

QUAIS SÃO AS 10 MOTOS PREVISTAS PARA SAIR DE LINHA EM 2023?

  • Avelloz AZ1;
  • Haojue Chopper Road 150;
  • Haojue DK 150;
  • Haojue Lindy 125;
  • Shineray Phoenix 50;
  • Shineray SHI 175;
  • Shineray JEF 150S;
  • Shineray Worker 125;
  • Shineray Jet 125;
  • Shineray Jet 50;

Logo da Honda e motos estacionadas (Foto: Reprodução / Internet)

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Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

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