Carro amando pelo povo Brasileiro, foi desbancado por modelo Fiat Uno que está a anos no mercado automotivo
Os dados mais recentes divulgados pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) revela que, em 2022, o Brasil tinha uma frota circulante de 46.883.912 autoveículos, que considera automóveis, comerciais leves (como furgões e picapes), caminhões e ônibus.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, esta quantidade representa um aumento de apenas 0,6% em comparação com 2021, quando os registros mostravam 46.581.912 veículos. No entanto, de 2020 para 2021, o aumento foi de 0,7%.
Para o sindicato, isso aconteceu por uma série de fatores, como o aumento na taxa de desemprego, a redução no poder de compra e a alta taxa de inadimplência das famílias, o aumento da taxa de inflação, a elevação dos custos produtivos dos veículos, a alta dos preços dos combustíveis e o aumento da taxa básica de juros. Todos estes problemas sociais e econômicos ganharam força nos últimos cinco anos e foram potencializados com a pandemia da Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, entre os estados, São Paulo concentra a maior parte dos veículos do país, com 28,8% da frota em circulação, seguido de Minas Gerais (13,9%) e Paraná (7,5%). Do outro lado, Roraima tem a menor frota, com apenas 0,2% do total nacional.
De olho nesta imensa frota, confira os modelos com as maiores quantidades registradas no Brasil. Os números foram atualizados em março de 2023 e podem sofrer alterações ou conter diferenças entre sistemas, já que há variações em registros (nomes) e baixas, como em caso de perda total do veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
2°: Fiat Uno – 4.003.105 unidades
A eterna rivalidade de Fiat e Volkswagen permanece até em números históricos – mesmo com a VW levando a melhor nessa. O Uno é o segundo modelo com maior número de registros, considerando todas as suas gerações, inclusive as em que ele recebeu o batismo de Mille, sem o Uno, e suas versões picape e furgão. São 4.003.105 exemplares registrados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos Uno mais icônicos, a versão Turbo tem apenas 1.737 unidades registradas no Brasil. E foi esse modelo que desbancou o Chevrolet Corsa, que vendeu 3.114.763 unidades
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o mais vendido?
Vendido por 42 anos, sendo o mais vendido do país em 27 (consecutivos!) deles. Descontinuado em 2023, o Volkswagen Gol é o carro de maior sucesso na história do mercado brasileiro. Segundo dados extraídos do Denatran, existem 6.473.864 Gol registrados no Brasil, entre todas as suas gerações. Destes, a maior parte concentra-se na cidade de São Paulo (SP): 510.958 unidades.
Contudo, entre as curiosidades estão uma unidade do Gol Country (a Parati brasileira destinada ao mercado argentino) e outra com motor elétrico, ambas em Brasília (DF).