O aplicativo de entrega emitiu um comunicado noticiando o fim aos usuários do serviço
Em um mundo onde os aplicativos de entrega se tronaram cada vez mais populares, eles passaram a fazer parte da vida dos brasileiros. É válido lembrar que, a verdadeira popularização das plataformas iniciou em 2018, segundo a avaliação de especialistas.
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O fato é que a facilidade em pedir comida sem precisar sair de casa ou de um telefonema, tornou os apps ainda mais atrativos para o público e, consequentemente, para as empresas. No auge da pandemia, esse serviço alavancou de vez por conta da pandemia de Covid-19.
Diante da situação, quem também resolveu se aventurar no meio foi o aplicativo de transporte individual 99, passando a se aventurar no setor de delivery de comidas com o ’99Food’.
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Apesar de ser lançado pouco antes de 2019, o sucesso da plataforma não foi tão longe assim, visto que ela resistiu à concorrência e, no início de 2023, anunciou o encerramento das operações para restaurantes e entregadores parceiros, segundo o portal ‘Folha Financeiro’.
Após anunciar o fim do aplicativo de entrega, a 99 tratou de emitir uma nota declarando o encerramento definitivo do serviço no dia (28) de fevereiro de 2023. O intuito era dar tempo dos restaurantes se adaptarem à nova realidade.
“No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento”, dizia a 99Food na nota. Vale lembrar que a empresa mudou o foco para marketplace, sem o serviço de entrega.
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Qual empresa mantém o monopólio?
Após a decisão da 99 em findar o serviço e da saída do Uber Eats do Brasil em 2022, quem acabou ficando quase com monopólio do serviço de delivery de comida foi o iFood. Inclusive, uma pesquisa realizada pela Abrasel no início do ano mostrou que o iFood tem um monopólio de 80% do mercado.